É comum vermos profissionais de diferentes áreas trabalhando como Ouvidores. Isso ocorre porque a profissão não é regulamentada e várias pessoas sem qualificação acabam desenvolvendo essa atividade. 

Mas será que esse é o melhor cenário para as empresas? 

Na realidade, o ideal é trabalhar com colaboradores que de fato entendam o universo da Ouvidoria, da organização que trabalham e do público que prestam atendimento. 

Portanto, a qualificação dos colaboradores desse setor é um ponto fundamental para qualquer instituição que se preocupe com a experiência do cliente. 

Neste artigo vamos apresentar a você todas as modalidades de cursos e capacitações oferecidas pela OMD. Confira! 

 

Por que fazer um curso de Ouvidoria? 

Estudar é importante para qualquer profissional, pois a partir disso ele descobre mais informações sobre determinado assunto e se qualifica para trabalhar com cada vez mais segurança e eficiência. Por esse motivo, o Ouvidor tem diversos benefícios ao ingressar em um curso de Ouvidoria. 

O primeiro deles é o conhecimento aprofundado das próprias atribuições. Com uma boa base de ensino, esse ele entenderá as atribuições básicas da sua rotina e também compreenderá de que forma suas ações impactam na instituição em que trabalha. 

cursos de ouvidoria

Em sua rotina, o profissional da Ouvidoria precisa acolher manifestações, entendê-las, gerenciá-las, buscar soluções e responder da melhor forma possível ao cliente/cidadão. 

Para tal, além de conhecimento técnico sobre o setor que atua, é preciso ter muito “jogo de cintura” em diversas situações.

Um curso de Ouvidoria contribui para que o Ouvidor consiga refletir sobre suas tarefas e busque aprimorar seu fluxo de trabalho. Entre os benefícios trazidos por uma capacitação estão: 

  • Entender a importância e função da Ouvidoria;
  • Conhecer as leis que regem o setor de atuação e os direitos do consumidor;
  • Aprender sobre ética e gestão de conflitos;
  • Obter dicas sobre a elaboração de relatórios estatísticos e gerenciais;
  • Atualizar-se sobre as últimas tendências em Ouvidoria;

Pensando nisso, nós elaboramos um plano de cursos e consultorias para Ouvidores e gestores de empresas. 

 

Modalidades de cursos oferecidos pela OMD 

Nós já capacitamos mais de 2.000 profissionais ao longo de 16 anos trabalhando com o desenvolvimento de Ouvidorias no Brasil.

Atualmente, oferecemos três modalidades de cursos de Ouvidoria (presencial, online e in company). Sendo que há módulos especiais para setores regulados (tais como elétrico, de saúde, educação e financeiro). Cada empresa ou profissional escolhe o que melhor se encaixa na sua realidade. 

Agora, falaremos um pouco mais sobre as vantagens de cada modalidade. 

 

1. Presencial

Os cursos de Ouvidoria presenciais oferecidos pela OMD são voltados à Capacitação e Certificação em Ouvidoria. 

Nesse curso de Ouvidoria, os ministrantes dão detalhes sobre a rotina do profissional e falam sobre as demandas que necessitam de mais atenção em instituições privadas ou públicas. 

O Ouvidor faz uma imersão de dois a três dias e sai muito mais preparado para enfrentar os desafios do dia a dia e aplicar os ensinamentos que recebeu. 

curso de ouvidoria presencial

Esse tipo de curso ainda pode oferecer módulo de Recertificação, ou seja, pessoas que estão com seus certificados prestes a vencer e desejam a revalidação. 

Por fim, vale ressaltar que essa modalidade é oferecida em diferentes estados do país com datas estipuladas. Sendo assim, monitore e organize-se com seus colegas para participar do evento na sua região!   

Ao término desse curso de Ouvidoria, o participante fará um exame probatório e receberá uma qualificação de acordo com o seu índice de acertos, em conformidade com regulamento Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional):

  • Se o índice for inferior a 49% ou se o exame não for feito, o Atestado de Participação será concedido;
  • Se o índice for entre 50% e 69%, a Capacitação em Ouvidoria será concedida;
  • Se o índice for 70% ou maior, a Certificação em Ouvidoria será concedida.

curso presencial

 

2. Online 

Os cursos online de Ouvidoria da OMD funcionam totalmente à distância. Sendo assim, o aluno pode assistir às videoaulas a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta acessar a plataforma.

No módulo EaD, é possível fazer o curso completo de Capacitação e Certificação em Ouvidoria ou se aprofundar em temas específicos. Isso porque o curso é composto por módulos que podem ser realizados de forma separada. 

curso de ouvidoria online

 

Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria

Esse é o nome do curso de Ouvidoria completo, composto pelos módulos de (i) Melhores práticas em Ouvidoria, (ii) Os Direitos e a Defesa dos Consumidores no âmbito Público e Privado e (iii) Ética e Mediação de Conflitos em Ouvidoria. O curso é composto por 28 aulas e é ministrado por  especialistas, mestres e doutores nestas áreas.

Ao término desse curso, assim como na modalidade presencial, o participante  fará um exame probatório e receberá uma qualificação de acordo com o seu índice de acertos, em conformidade com regulamento Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional). 

Ainda no ensino a distância, são disponibilizados alguns módulos sobre temas específicos:

 

Capacitação e Recertificação em Ouvidoria 

Esse módulo é destinado para aqueles que pretendem obter a capacitação mínima para atuação na área de Ouvidoria e também para os Ouvidores que já estão com sua certificação vencida. 

A ABO Nacional determina em seu regulamento que após 60 meses o profissional precisa revalidar a sua certificação.  

 

 

Ética e Mediação de Conflitos em Ouvidoria

mediacao de conflitos em ouvidoria

Esse módulo resgata as origens e dimensões humanas para explicar a ética nos dias de hoje e os conflitos como  parte do relacionamento entre as pessoas. São abordadas técnicas de negociação, conciliação e mediação com o objetivo amparar o Ouvidor nas ações do dia a dia.

 

 

Ouvidoria na Saúde Suplementar 

Este é o mais novo curso oferecido pela OMD. Ele é focado exclusivamente na Resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nº 323/2013 para Ouvidorias de operadoras de planos de saúde. 

Com ele, os profissionais do setor serão preparados para aplicar os dispositivos da norma, incluindo diversos subsídios para elaboração do Relatório Estatístico e Analítico do Atendimento das Ouvidorias – REA, cujas informações são exigidas anualmente das operadoras de saúde.  

curso online

 

3. In Company 

O curso de Ouvidoria in company é um treinamento feito pela OMD dentro da sua organização. Ou seja, os nossos profissionais vão diretamente a sua empresa para lecionar sobre um determinado assunto em palestras ou cursos. 

Com isso, o seu negócio terá uma abordagem única e envolvente, sempre conectando o tema de estudo a todos os detalhes da rotina na sua Ouvidoria. 

O conteúdo e o diálogo que ele gera entre os participantes costumam gerar diversos insights sobre como evoluir no fluxo de atendimento ao cliente.

 

Consultoria para gestores e Ouvidores

Por fim, além dos cursos, oferecemos consultorias para trabalhar questões ainda mais profundas sobre a Ouvidoria na sua instituição. 

Por meio desse serviço, você entenderá quais os pontos fracos e fortes do seu setor e receberá orientações sobre como agir para melhorar os processos de trabalho. 

Com a OMD, você pode implantar ou reorganizar Ouvidorias, elaborar um manual de normas e procedimentos, além de inovar com o conceito de Ouvidoria Ativa.

consultoria para ouvidores

A OMD é líder nacional no segmento de Ouvidorias e contribui para a consolidação e a disseminação do uso da Ouvidoria em organizações de todo o país. São mais de 16 anos de atuação aplicados em soluções para capacitar ouvidores e dinamizar o setor por meio da informatização, permitindo que as organizações utilizem a Ouvidoria como uma valiosa ferramenta de gestão.

Quer saber mais sobre a ferramenta de gestão de Ouvidoria da OMD e de que forma ela pode te ajudar a centralizar informações e gerenciar sua equipe de Ouvidores? Preencha agora o formulário abaixo para falar com um dos nossos consultores.