Ir para o conteúdo
fundo com logo
  • Sistema
  • BPO
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
fundo com logo
Solicitar Demonstração
Ouvidoria setor financeiro

O papel estratégico das ouvidorias nas instituições financeiras

Início | Ouvidoria setor financeiro | O papel estratégico das ouvidorias nas instituições financeiras

12/08/2016

Ítalo

ouvidorias nas instituições financeiras

ouvidorias nas instituições financeiras

A Ouvidoria é uma ferramenta estratégica para instituições financeiras, auxiliando a promover atendimento de qualidade em situações delicadas e extremamente complexas. Os clientes influenciam constantemente a sobrevivência de bancos e investir em ações que fortaleçam o relacionamento com a instituição é a certeza de evoluir constantemente no mercado.

É importante reforçar que o investimento realizado na ouvidoria deve ser planejado e priorizado, porque o cliente irá buscar o atendimento do ouvidor após tentar soluções habituais, como agência ou serviços telefônicos e eletrônicos dos Serviços de Atendimento ao Cliente – SAC. Essa situação normalmente apresenta um cliente estressado, tornando o ambiente emocionalmente instável, exigindo do ouvidor habilidades de relacionamento que as soluções tradicionais não ofereceram.

Portanto, é importante sinalizar ao cliente qual é o momento exato de buscar o suporte da ouvidoria. As informações devem indicar os seguintes passos:

  1. Primeiramente, entrar em contato com a agência bancária responsável pelo atendimento para solucionar o problema.
  2. Caso a primeira opção não resolva o problema, é possível recorrer ao SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor da instituição financeira.
  3. Porém, o problema pode continuar mesmo após as tentativas de atendimento nos canais indicados, tornando necessário o trabalho da ouvidoria.

Neste contexto, existem dois grandes desafios a serem enfrentados por uma ouvidoria no ambiente interno da organização financeira.

 

Grandes desafios da ouvidoria nas instituições financeiras:

  1. O tamanho e diversidade da base de clientes, exigindo treinamento para diversos comportamentos.
  2. Prestação de inúmeros serviços, tornando necessário um amplo conhecimento da equipe de ouvidoria sobre as características dos serviços e produtos oferecidos.

A OMD Soluções para Ouvidorias compreende o desafio que é atuar no mercado financeiro, oferecendo suporte e apoio na implantação de ouvidorias e treinamento de ouvidores.

Ainda, visando atender a exigência para certificação de Ouvidores de instituições financeiras, nos termos da Resolução BACEN nº 4.433/2015, a OMD realizará em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores – Secção Santa Catarina a trigésima primeira edição do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria: Confira a agenda de cursos presenciais para ouvidores.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conteúdos Relacionados

canal de ouvidoria e denuncia
Canal de denúncia

Canal de denúncias e canal de Ouvidoria: diferenças essenciais e como gerenciar ambos

quinta-feira, novembro 6, 2025
quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente
BPO de Ouvidoria

BPO de Ouvidoria: quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente

terça-feira, novembro 4, 2025
7-KPIs-que-toda-Ouvidoria-precisa-monitorar
Melhores práticas

7 KPIs que toda Ouvidoria precisa monitorar 

quinta-feira, outubro 30, 2025

Receba nossa Newsletter

fundo com logo
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

Logo com fundo
Logo

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

fundo com logo
Por  GDPR Cookie Compliance
Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.