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Integridade Corporativa

O papel do Ouvidor na empresa

Início | Integridade Corporativa | O papel do Ouvidor na empresa

30/06/2016

Ítalo

papel do ouvidor

papel do ouvidor

O Ouvidor é um profissional qualificado que atua de forma neutra e confidencial com reclamações dos clientes, estabelecendo como objetivo a solução do problema e a proposição de melhorias no atendimento realizado pela organização. Quando a empresa opta por oferecer esse serviço, ela está garantindo o fortalecimento da imagem com o cliente e a sociedade, atuando de forma responsável.

 

Papel do ouvidor: 4 principais obrigações

O profissional Ouvidor deve cumprir quatro papéis para realizar as suas obrigações, que são:

 

1. Parceiro e mediador

O parceiro está vinculado a relação do Ouvidor com a empresa e o cliente, mediando conflitos e encaminhando para a solução. Portanto, o profissional deve possuir um bom relacionamento com todas as áreas da organização, facilitando a construção de parcerias e a tomada de decisão.

 

2. Certificador da qualidade

Quando o Ouvidor atende o cliente e compreende o seu problema, ele consegue analisar o nível de qualidade apresentado em todo o processo de atendimento prestado, atuando na “certificação” da qualidade dos processos.

 

3. Agregador de valor à organização

A imagem do Ouvidor confere credibilidade a empresa e agrega valor aos produtos e serviços ofertados, oferecendo ao cliente um suporte, caso necessário.

Confira também o PDF gratuito Guia de Gestão para Ouvidorias

Guia de Gestão para Ouvidorias

 

4. Agente de mudança

Ele possibilita realizar transformações internas na organização, caminhando para ações que impactem positivamente os produtos e serviços e consequentemente o atendimento ao cliente.

Porém, é necessário que o Ouvidor tenha uma posição estratégica dentro da organização, com canal direto para os tomadores de decisão, sinalizando alteração de processos internos, tendências, atuando como agente consultivo. É importante esclarecer que o profissional Ouvidor não tem por finalidade julgar nenhuma ação ou pessoa, mas sim negociar soluções que impactem positivamente o cliente e a organização.

A OMD Soluções para Ouvidorias tem experiência em sensibilizar a equipe interna para o papel do Ouvidor, além de oferecer cursos e certificação para ouvidores que podem auxiliar na capacitação do profissional.

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