Resposta do consumidor à insatisfação

O consumidor tem uma alta parcela de responsabilidade sobre o futuro de uma organização, decidindo se opta por comprar um produto/serviço ou não. Portanto, é muito comum observar estratégias de conquista e atração de clientes, mas poucas empresas se preocupam com ações de retenção. E a ouvidoria é sim uma ferramenta que por meio do auxílio ao consumidor, responde por aumentar ou reconquistar a confiança na instituição.

Dessa forma, é importante que dentre as qualificações de um ouvidor, esteja a compreensão do processo de pós-venda.

 

Ouvidores devem ter em mente 3 etapas do processo pós venda

  1. Momento: quando o consumidor define se está satisfeito ou insatisfeito, baseando-se nas suas expectativas e a realidade apresentada pelo produto ou serviço.
  2. Momento: o cliente percebe que o produto ou serviço estão abaixo das suas expectativas e inicia ações de resposta, por exemplo: não comprar mais o produto da mesma, divulgar sua insatisfação aos amigos e familiares e em alguns casos, não fazer nada.
  3. Momento: ocorre o gerenciamento da insatisfação por parte do consumidor, que decide entrar em contato com a empresa responsável para realizar a reclamação.

Porém, até que o terceiro momento ocorra de fato, alguns fatores ainda podem impactar a decisão de reclamar ou não e devem ser observados pelo ouvidor, que precisará lidar com clientes que optaram por formalizar sua reclamação.

 

Resposta do consumidor à insatisfação: Principais causas

  1. Preço pago pelo produto ou serviço.
  2. Tempo exigido durante o processo de obtenção do serviço ou produto, utilização e resultado esperado.
  3. Experiência com compras anteriores, possibilitando comparação entre os momentos de aquisição e consumo.
  4. Conhecimento sobre as características do produto ou serviço apresentado.
  5. Dificuldades encontradas para interromper a rotina para realizar a reclamação.
  6. Probabilidade de ter solucionada ou não a sua insatisfação.

 

Apesar de ocorrerem momentos de reclamação por parte do consumidor é importante analisar as informações fornecidas, encarando-as como melhorias. A ouvidoria é a grande aliada da organização nesse processo e a OMD Soluções para Ouvidorias oferece os melhores serviços para um atendimento de qualidade e estratégico.