Não basta ao Ouvidor a incumbência de representar o cidadão em suas demandas. Haverá situações críticas, problemas relevantes, questões delicadas, posições antagônicas que irão merecer a ação cautelosa da mediação, como forma de estabelecer não só soluções conciliatórias como também provocar modificações internas da própria organização (empresa) nos processos de atendimento ou na qualidade final dos produtos e serviços.

Uma das disciplinas que o Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria oferece, no dia 12 de dezembro, é a estreita relação que existe entre uma Ouvidoria e a Mediação dos Conflitos, porque necessária e indispensável se torna compreender as estratégias, os conceitos e as maneiras corretas da condução satisfatória desse processo que, por vezes, é amarrado por interesses menores dentro da organização, pontuados por melindres, excessos de poder, preconceitos e por processos onde impera a “zona de conforto”, quando não se quer mudar o que deve ser mudado.

O Professor Luis Gonzaga Monteiro trata de facilitar a visão do Ouvidor quanto aos aspectos saudáveis da Mediação de Conflitos como uma prática indispensável para se obter resultados, para provocar mudanças e, por fim, atender ao espírito da própria demanda que, surgindo como causa, tende a provocar um efeito nos processos pelos quais uma Ouvidoria tem que tratar e solucionar.

A oficina transcende a simples definição de Mediação, para mostrar as origens da Ética Contemporânea, projetando seus conceitos sobre a ação de uma Ouvidoria, enquanto uma Organização pública ou privada. Assim, são apresentadas as fases do Conflito como processo, para que o Ouvidor possa compreender que a Mediação não é um ato isolado e único, mas uma questão que envolve cuidados, trato, informações, habilidades, plano e estratégias para que se tenha uma boa resolução da negociação em andamento.

Portanto, Mediar é um dos papéis pelo qual o Ouvidor deve estar preparado para assumir e conduzir com propriedade, talento, tolerância e habilidade. E esta é uma área delicada que justifica a sua introdução no Curso que em dezembro se desenvolve em Florianópolis.

SERVIÇO:

Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria
10 a 12 de dezembro de 2018
Florianópolis-SC

INFORMAÇÕES  E INSCRIÇÕES

OMD Soluções para Ouvidorias
Fones: (48) 4009-3800 / (11) 3280-2980
E-mail: [email protected]
Site: www.omd.com.br