No dia 11 de novembro passado, a OMD Soluções, com sede em Florianópolis-SC celebrou os seus 15 anos de atividades voltadas ao fortalecimento deste importante de canal de comunicação entre o cliente-cidadão e as instituições públicas e privadas: a Ouvidoria.

Uma década e meia atrás o cenário brasileiro no que tange as Ouvidorias ganhava um novo ímpeto. As transformações no campo da economia, da indústria e do comércio, as inovações tecnológicas que permitiram a introdução de ferramentas mais ágeis e confiáveis no trato das relações humanas e, principalmente, nas que envolviam instituições públicas e privadas, possibilitaram avanços notáveis em todos os setores da vida nacional.

A Carta Magna de 1988, o Código de Defesa do Consumidor de 1990, o impacto negativo do escândalo do Mensalão, em 2006, trouxeram no seu bojo orientações jurídicas e ensinamentos pertinentes no aprimoramento democrático. A Lei Anticorrupção de 2013 se apresentou como uma nova ferramenta jurídica para estabelecer o rito de denúncias e esclarecimentos de desvios éticos de crimes praticados por pessoas jurídicas.

A ideia central na composição da OMD foi a de contribuir para o aprimoramento e fortalecimento das Ouvidorias. O cenário se constituía de forma a ocupar um espaço em que pudesse unir a tecnologia e a capacitação profissional. Diante desta demanda surgiu a OMD, com uma proposta bem definida e o propósito de qualificar, capacitar, orientar, os Ouvidores e, ao mesmo tempo, fornecer um sistema informatizado para gestão com o intuito de proporcionar segurança, agilidade, compromisso e efetividade no trato com as demandas.

Ao comemorar os 15 anos, a OMD consagra também um índice de presença de mais de dois mil ouvidores em seus cursos de capacitação e certificação. Não é só um número expressivo, mas a constatação de que a empresa tem o respaldo e a confiança de seus parceiros, em especial a Associação Brasileira de Ouvidores – Secção Santa Catarina (ABO-SC). As áreas de Saúde, Educação, Energia Elétrica e Financeira tem abordagens específicas devido às regulamentações específicas de cada área.

Além dos cursos abertos promovidos em Florianópolis em parceria com ABO-SC, este ano a OMD inaugurou cursos em Salvador e Recife, em parceria com as seccionais Bahia e Pernambuco, respectivamente, da Associação Brasileira de Ouvidores. Também tem promovido diversos cursos in company, em instituições como PETROBRAS, BANCO DO BRASIL, UNIMEDs, entre outros.

Diante das necessidades e da evolução decorrente das Ouvidorias somadas à exigência de novos métodos de abordagem devido principalmente a crise decorrente dos escândalos de corrupção que assolaram o país nos últimos anos, propiciou o surgimento de movimento propositivo conhecido como Compliance, iniciativa que permite o desenvolvimento de práticas internas de mobilização de ações pautadas na ética, na conformidade, na obediência das normas e no imperativo das leis.

Ao “assoprar as velinhas” dos 15 anos, portanto, a OMD ampliou seu escopo de atuação, passando a oferecer soluções para Integridade Corporativa.  Assim, dispõe agora de uma consultoria especializada  e desenvolve programas de Gestão da Ética e Compliance e Programas de Integridade dentro das organizações; Cursos, Workshops e Oficinas de Ética Empresarial, Compliance e papel de RH; Liderança e Gestão Ética, Práticas anticorrupção nas empresas, entre outras.

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

www.omd.com.br

(48) 4009-3800 – (11) 3280-2980

[email protected]