O Reclame Aqui é uma das ferramentas mais poderosas no meio digital, impactando a imagem da instituição. Muitos consumidores consultam o site antes de comprar ou adquirir produtos e serviços. Portanto, ter uma boa avaliação no Reclame Aqui, contribui para manter a empresa competitiva no mercado.
10 dias para sua empresa ser bem avaliada no Reclame Aqui:
1. Crie um perfil
A organização só poderá responder uma reclamação se possuir um perfil no Reclame Aqui. Além disso, é importante colocar algumas informações para contato, como endereço e telefone.
Ponto de atenção! O perfil criado pela instituição não pode estar vinculado a uma conta pessoal dos profissionais da mesma, opte sempre por contas organizacionais.
2. Responda com agilidade
Assim como qualquer atendimento, o tempo de resposta é essencial e impacta na satisfação do cliente. E por isso, o Reclame Aqui o utiliza como indicador para classificar a reputação da empresa.
Ponto de atenção! O índice gerado aponta para o consumidor quanto tempo ele deve esperar por resposta após uma reclamação.
3. Responda todas solicitações
Todas as reclamações são importantes, independente da temática, portanto, atendê-las é essencial. O Reclame Aqui sinaliza quantas respostas a instituição realizou e quantas deixou de responder, classificando algumas empresas como “não recomendadas” por possuírem um índice alto de não resposta.
4. Personalize a resposta
Não trabalhe com respostas padrão, cada reclamação aborda uma preocupação específica do cliente, responda conforme a necessidade apresentada.
5. Evite uma linguagem tecnicista
Preste o atendimento de forma humanizada, sinalizando ao cliente, com uma linguagem amigável, que você compreende a reclamação e fará o possível para solucioná-la.
6. Resolva o problema com proatividade
Não existe um número máximo ou mínimo de interações com o cliente no Reclame Aqui, por isso, interaja quantas vezes for necessário para compreender o problema e resolvê-lo.
7. Compreenda os parâmetros da reputação
O Reclame Aqui sinaliza e explica os parâmetros utilizados para classificar uma empresa. Dessa forma, a instituição consegue promover melhorias para alcance dos índices.
8. Fidelize seus clientes
Utilize estratégias para fidelizar e reter cliente, por exemplo, após a resolução do problema, ofereça descontos, brindes, ou acesso a produtos e serviços exclusivos.
9. Analise a evolução da reputação
É possível conferir uma linha de evolução da reputação da empresa na plataforma, permitindo identificar o período com maior número de reclamações e os motivos dos mesmos. Além de observar se o cliente avaliou as respostas como satisfatórias ou insatisfatórias.
10. Monitore diariamente
Acompanhe diariamente o Reclame Aqui e mantenha a agilidade na resposta, porque o cliente pode disseminar a reclamação em diversos meios, propagando o efeito da insatisfação.
A OMD Soluções para Ouvidorias oferece soluções que auxiliam às instituições a gerenciar com qualidade os atendimentos prestados aos clientes em qualquer plataforma.