Ir para o conteúdo
  • Sistema
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
Solicitar Demonstração
Gestão de ouvidoria

Crítica à limitação da abordagem tradicional do conceito de satisfação

23/06/2016

Ítalo

A pesquisa de satisfação é aplicada na maioria das organizações e apesar da boa intenção, muitas empresas acabam limitando o seu crescimento por utilizarem a pesquisa como uma das principais ferramentas para medir o sentimento dos clientes, deixando de considerar a verdadeira relação do consumidor com a instituição.  Dessa forma, a empresa analisa apenas a compra do produto ou serviço como um evento isolado que impacta a satisfação do consumidor, ignorando a cadeia de atendimento que ocorre antes, durante e após o processo.

A ouvidoria é parte do processo de atendimento ao cliente e responsável pela permanência e satisfação dos mesmos após realizarem reclamações direcionadas a empresa. Portanto, é importante que a organização considere outros canais de atendimento para medir a satisfação do consumidor, separando em dois tipos: satisfação inicial e satisfação final.

  • Satisfação inicial: comparação do produto/serviço com as expectativas iniciais antes do momento da compra.
  • Satisfação final: confirmação ou não das expectativas, envolvendo o gerenciamento de reclamações por parte da empresa.

A análise da satisfação do cliente deve considerar elementos e indicadores que provoquem comprometimento com a marca, como:

  • Resultados  que o cliente obteve após a reclamação.
  • Esforço do ato de reclamar e durante o processo de atendimento.
  • Ocorrência de compensações ao consumidor, como: descontos, ofertas, substituição de produto ou serviço, gratuidade, etc.
  • Tempo de atendimento e resposta ao cliente.
  • Qualidade do atendimento, envolvendo gentileza, respeito e empatia.

Para a satisfação do cliente permanecer constante ele deve acumular frequentes experiências positivas no relacionamento com a empresa, mesmo que passe por momentos estressantes deve sentir-se acolhido pela instituição. Neste sentido  a ouvidoria torna-se um elo de ligação da organização com o consumidor.

A OMD Soluções para Ouvidorias oferece cursos e certificação para ouvidorias, possibilitando às organizações uma equipe referência em atendimento ao cliente,  em busca de um alto índice de satisfação.

Conteúdos Relacionados

Ouvidoria digital para atendimento ao cliente
Direito do consumidor

Ouvidoria digital para atendimento ao cliente: o que ele espera do seu canal de escuta

sexta-feira, maio 30, 2025
Integração de Ouvidoria com CRM
Gestão de ouvidoria

Integração de Ouvidoria com CRM: como unificar informações para um atendimento eficiente

terça-feira, maio 27, 2025
Gestão de ouvidoria

Ouvidoria e LGPD: como proteger dados e garantir conformidade com a legislação

sexta-feira, maio 23, 2025

Receba nossa Newsletter

Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

A OMD utiliza cookies essenciais, de desempenho e de publicidade. Para mais detalhes consulte nossa Política de Privacidade. Caso prefira, você poderá desabilitar ou bloquear o uso de cookies.Ok, de acordo!Política de Privacidade