Ir para o conteúdo
fundo com logo
  • Sistema
  • BPO
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
fundo com logo
Solicitar Demonstração
Melhores práticas

As Melhores Práticas em Ouvidoria

Início | Melhores práticas | As Melhores Práticas em Ouvidoria

01/11/2018

Mario Nelson

Melhores Práticas em Ouvidoria

Agora, em Dezembro, a Associação Brasileira de Ouvidores – Seção Santa Catarina e a OMD Soluções para Ouvidorias encerram o ano, em Florianópolis (de 10 a 12 Dez, no Intercity Hotel), proporcionando mais uma oportunidade para ouvidores atualizarem seus conhecimentos e, aos novos ouvidores, a condição de se capacitarem para o exercício das funções em que diversos requisitos são desenvolvidos para dotar estes profissionais das habilidades e dos conhecimentos inerentes às atividades de uma Ouvidoria plena, atenta e capaz de  buscar soluções aos problemas apresentado pelo cliente-cidadão.

Uma das oficinas se desenvolve no dia 11 à tarde, com o consultor Mário Nelson Alves Jr e aborda as Melhores Práticas em Ouvidoria. Sim, porque uma Ouvidoria tem uma  missão fundamental que é articular internamente a inovação de processos, produtos e serviços com base nas demandas apresentadas pelo usuário (cliente, cidadão, consumidor).

Nesse contexto das Melhores Práticas, os participantes conhecerão como se desenvolve o processo de implantação de uma Ouvidoria, como montar um fluxograma de atividades, quais as responsabilidades que o Ouvidor detém e como se insere no ambiente da Organização onde atua (área pública e/ou privada), além da importância em sensibilizar os gestores e colaboradores para esta atividade. Importante também será conhecer os “marcos regulatórios”, mecanismos que definem linhas de conduta da legislação nos diversos segmentos onde a Ouvidoria já está regulamentada, a exemplo da Administração Pública, Setor Elétrico, Mercado de Valores Mobiliários, Instituições Financeiras, Seguradoras, Previdência Privada e Capitalização, Planos Privados de Saúde, entre outros.

E por fim, inadiável, é se apropriar das noções de como utilizar uma Ouvidoria como Ferramenta de Gestão. Isso implica em identificar áreas da Organização que estejam merecendo mais atenção dos gestores, por meio da análise e tratamento das manifestações apresentadas à Ouvidoria.

 

Confira a agenda dos próximos cursos para ouvidores

Cursos presenciais para ouvidores

Cursos online para ouvidores

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conteúdos Relacionados

canal de ouvidoria e denuncia
Canal de denúncia

Canal de denúncias e canal de Ouvidoria: diferenças essenciais e como gerenciar ambos

quinta-feira, novembro 6, 2025
quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente
BPO de Ouvidoria

BPO de Ouvidoria: quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente

terça-feira, novembro 4, 2025
7-KPIs-que-toda-Ouvidoria-precisa-monitorar
Melhores práticas

7 KPIs que toda Ouvidoria precisa monitorar 

quinta-feira, outubro 30, 2025

Receba nossa Newsletter

fundo com logo
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

Logo com fundo
Logo

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

fundo com logo
Por  GDPR Cookie Compliance
Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.