16 de março dia do Ouvidor

O principal elo de comunicação entre instituições e seu público é a Ouvidoria, que garante qualidade e satisfação do uso de produtos e serviços prestados tanto pela administração pública quanto privada. E por isso, no dia 16 de março é comemorado o dia do Ouvidor, o profissional responsável por cuidar dessa relação.

O Ouvidor é responsável por mediar de forma eficaz, transparente e ética, possíveis conflitos, dúvidas, solicitações, sugestões, elogios e críticas que o cliente / cidadão possa manifestar. Portanto, o Ouvidor precisa reunir algumas características, como:

  • Domínio completo dos processos organizacionais internos, possibilitando fazer os encaminhamentos necessários junto aos gestores responsáveis pelas questões apresentadas;
  • Deve manter a calma e buscar a conciliação de interesses, demonstrando disponibilidade para escutar a fala do cliente/cidadão e complementar com informações relevantes;
  • A educação e respeito devem pautar qualquer diálogo realizado pelo Ouvidor, mantendo uma postura que sinalize intenção em escutar a outra pessoa e buscar uma solução;
  • É necessário ter um bom relacionamento com o público interno da organização, especialmente os gestores, para que sejam feitas as modificações necessárias nos processos, produtos e serviços, em busca da satisfação do cliente/cidadão.

 

Apesar de possuir todas essas características, o profissional deve buscar constantemente a capacitação, desenvolvendo ou ampliando habilidades para lidar com os novos desafios no atendimento ao cliente.

 

Confira nossos cursos de ouvidoria

Modalidades presenciais, online e in-company.

cursos para ouvidoria

Porém, para possibilitar a capacitação adequada para cada perfil de profissional na Ouvidoria, é necessário possuir uma gestão adequada e sintonizada às necessidades desse time. A OMD Soluções para Ouvidorias, pensando em contribuir para o fortalecimento das ouvidorias, desenvolveu um sistema para gestão de Ouvidorias e promove cursos de capacitação e certificação na área.