O programa de integridade corporativa é um dos mecanismos indispensáveis para dotar uma organização de idoneidade e transparência junto a clientes e colaboradores. 

Escândalos de fraudes ou episódios de irregularidades nos negócios podem trazer impactos profundos na imagem e reputação das empresas. Por consequência, os problemas decorrentes como boicotes e perda de participação no mercado podem ocasionar até mesmo prejuízos financeiros. 

Com o objetivo de evitar esse cenário, um canal de denúncia para empresas mostra-se essencial para o bom funcionamento de um programa de integridade corporativa. 

Nos últimos meses, desenvolvemos uma série de artigos sobre esse tema, explicando ponto a ponto sobre a importância de implementar o canal de denúncias. Também, apresentamos em nosso E-book sobre integridade corporativa o porquê esse canal deve andar em consonância com as ações de compliance nas organizações. Baixe e confira! 

ebook integridade corporativa

Nesse artigo focaremos nas vantagens e razões de se investir em um canal de denúncias para empresas. 

 

Razões para investir em um canal de denúncias para empresas

O canal de denúncia para empresas é uma ferramenta imprescindível para prevenir ou mesmo mitigar ações prejudiciais às instituições públicas e privadas. Ele pode funcionar por meio de telefone, e-mail, sistema próprio ou outras formas de atendimento que direcionam as denúncias para um Comitê de Ética ou Ouvidoria. 

Logo, este mecanismo mostra claras vantagens para a corporação, evitando problemas como assédio moral, posturas de má conduta, nepotismo e corrupção. E como resultado direto, o consumidor também é beneficiado com um serviço prestado com lisura e qualidade. Assim, todos se beneficiam com esta iniciativa.

Veja abaixo as principais vantagens do canal de denúncias para a instituição, clientes, parceiros e colaboradores. 

 

1 – Estar em conformidade com a lei 

A Lei 12.846/2013, conhecida também como Lei Anticorrupção, exige o desenvolvimento de um programa de integridade pelas empresas que se relacionam com a Administração Pública nacional ou estrangeira. Portanto, ao disponibilizar um  canal de denúncias a estará agindo em conformidade com a legislação vigente. 

Dessa forma, penalidades administrativas como multas, sanções ou advertências serão evitadas e a corporação se manterá íntegra. Também é importante ressaltar que a citada lei prevê a avaliação de um sistema efetivo de compliance, de forma que a existência de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades pode levar as empresas a terem as sanções atenuadas ou reduzidas. 

 

2 – Transparência interna e externa 

Transparência é uma característica essencial para todo negócio sério que busca o melhor serviço para seus clientes. Quando uma empresa é transparente em suas ações, a confiança dos colaboradores e clientes é alcançada na mesma proporção. 

Pensando nisso, o canal de denúncias é uma ferramenta que proporciona a conduta ética e atividades transparentes tanto para o público interno como para o público externo. 

E essa valorização da transparência como um pilar institucional pode trazer muitos benefícios para o clima geral da organização. Criando esse ambiente favorável, a organização estreita os laços de confiança com clientes e colaboradores.

 

3 – Aumento da segurança 

Uma organização que não dispõe de um canal de denúncias para pode ficar vulnerável a irregularidades ou desvios de conduta, entre os quais podemos citar:

  • Corrupção e fraude: atos ilícitos nas atividades da empresa, como lavagem de dinheiro, favorecimento de parceiros, suborno, etc
  • Abuso de poder: quando um chefe ou funcionário com cargo mais alto na hierarquia da empresa se utiliza do seu poder para realizar vontades próprias, com evidente conflito de interesses
  • Desvio de função: e casos em que funcionários desempenham funções que diferem das que lhe são formalmente designadas.
  • Assédio moral ou sexual: casos em que um chefe coloca seus funcionários em situações constrangedoras ou vexaminosas.
  • Nepotismo: funções cedidas a familiares de funcionários sem a competência e merecimento para tal também são passíveis de punições, dependendo do caso.

sistema para canal de denúnciaCom o auxílio do sistema, a identificação dessas irregularidades poderá ser feita rapidamente, acelerando o processo de resolução dos problemas.

 

 

 

4 – Incentivo às boas práticas 

É importante lembrar que o canal de denúncias é uma das principais ações de um programa de compliance. Dessa maneira, este canal atua também como uma forma de lembrar aos funcionários a importância de seguir as normas e procedimentos estabelecidos pela empresa.

Sendo assim, haverá um incentivo constante na adoção de boas práticas e resolução de problemas no ambiente de trabalho, gerando resultados positivos para a empresa.

canal de denúncias para empresas

5 – Controle interno 

Vimos anteriormente que o canal de denúncias pode ajudar a identificar problemas que prejudiquem a imagem e reputação da companhia. 

Por conseguir identificar fragilidades no programa de compliance, a ferramenta é útil também na prevenção de futuros problemas relacionados à saúde financeira das empresas. Isto porque o canal de denúncias auxilia o Controle Interno na identificação de possíveis ações lesivas aos ativos da organização e a sua eficiência operacional.

Com isso, temos uma consequente melhora na produtividade pois ao identificar as falhas de forma detalhada e ampla, o gestor consegue encontrar os melhores meios para solucioná-las

 

6 – Preservação da reputação da empresa 

Por meio da ferramenta, é possível evitar a apresentação de denúncias em outros canais que poderiam macular a reputação pública da empresa, tais como imprensa, redes sociais entre outros. Do mesmo modo, por meio de um canal de denúncias interno, evita-se que a lide seja apresentada a meios que poderiam resultar em aplicação de penalidades à instituição, tais como Procon, Ministério Público e Poder Judiciário, sem prejuízo da exposição pública dos fatos.

 

Sistema para gerenciar e centralizar denúncias

A garantia do anonimato do denunciante é um pilar essencial que as empresas precisam se atentar. Portanto, é indispensável a presença de um sistema de canal de denúncias que resguarde o sigilo necessário durante todo o processo de apuração da denúncia. 

Além do fator privacidade, a ferramenta também é útil para a organização e análise das denúncias. Em apenas um canal, será possível receber, analisar e gerenciar todas as demandas. 

Dessa forma, o gerenciamento dos problemas torna-se mais eficaz, resultando em resoluções e planos de ação mais rápidos e eficientes.

Além dos fatores citados acima, um canal de denúncias dotado de um sistema de gestão apresenta outros pontos positivos que devem ser destacados, como: 

  • Mais credibilidade e confiança por parte dos colaboradores, na medida em que garante o anonimato e sigilo; 
  • Melhoria na gestão de conflitos interna e no clima organizacional;
  • Prevenção de exposições que possam comprometer a imagem e reputação da organização; 
  • Aumento considerável na velocidade nos processos de prevenção e remediação de irregularidades.

Solicite uma demonstração do Sistema OMD e entenda na prática como essa ferramenta auxiliará sua empresa.