A ética é um conceito cultural que dita os padrões que a sociedade julga como adequados em diversos âmbitos. Também podemos dizer que são as “normas de boa conduta” ou os princípios que seguimos. 

No cenário corporativo temos a ética empresarial que fala sobre todos os valores que uma empresa segue. É a partir dela que a organização cria regras internas que refletem sobre questões sociais, culturais, ambientais e outras. 

É esse conjunto de regras que guia a forma que cada empresa lidará com clientes, colaboradores e fornecedores. Ou seja, todas as ações empresariais serão feitas a partir de um código de ética previamente estabelecido. 

Nesse artigo, falaremos sobre ética empresarial, mostrando o importante papel da Ouvidoria nesse contexto e as ações que ela pode fazer. Mas antes de tudo, vejamos o impacto da ética e das condutas antiéticas nos negócios.

 

Os impactos da ética nas organizações

Toda empresa precisa de um código de conduta claro e de simples entendimento. Ele deve estar documentado e facilmente acessado pelos gestores e colaboradores da organização, afinal todos precisam estar envolvidos.

As condutas antiéticas mais frequentes em empresas que não possuem um código de conduta formalizado são:

  • Corrupção e fraude
  • Abuso de poder
  • Desvio de função
  • Assédio moral ou sexual
  • Nepotismo

 

O papel da Ouvidoria na promoção da ética empresarial

A Ouvidoria é uma peça muito importante na engrenagem ética de uma corporação. 

Ela é um dos principais pilares de um programa de integridade corporativa que consiga prevenir, detectar e remediar quaisquer atos lesivos contra a administração pública, a outras empresas privadas ou até mesmo a pessoas físicas. Abaixo falaremos mais sobre como a criação dessa e de outras ferramentas pode ser útil.

 

consultorias de ouvidoriaCriar um programa de integridade corporativa

Criar um programa de integridade corporativa é essencial para prevenir e agir contra condutas antiéticas. Com ele, a empresa conseguirá educar todos os gestores e colaboradores sobre o que é permitido dentro e fora da organização, além de definir medidas disciplinares caso alguma atitude ilícita seja identificada.

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multi canal OMDDisponibilizar um canal de denúncia

Se o programa de integridade dita as regras que a organização seguirá, o canal de denúncia serve para receber manifestações internas ou externas sobre suspeitas de infrações ao Código de Conduta. É a partir dele que as pessoas entram em contato com a Ouvidoria para reportar atitudes ilícitas de maneira anônima ou não. 

 

dashboard ouvidoriaExecutar e monitorar continuamente as atividades

Por fim, outro ponto importante é verificar continuamente as ações dos gestores e colaboradores. Um programa de treinamento e monitoramento contínuo é essencial para a garantia da operação da organização dentro dos padrões de ética estabelecidos.

 

Ética empresarial: organize e potencialize suas estratégias 

Para alcançar resultados com um Programa de Integridade Corporativa , é importante contar com ferramentas que apoiem o trabalho da organização. Nesse sentido, uma boa ideia é utilizar um software especializado em Ouvidoria & Canal de Denúncias que centralize as ações, como o Sistema OMD

A partir dele, você poderá receber, gerir e encaminhar as manifestações em um mesmo ambiente. E mais: tudo estará disponível em um dashboard amigável que facilita a visualização de todo o processo. 

Nele, também é possível dar um tratamento especial às denúncias anônimas, permitindo que o denunciante apresente os fatos e acompanhe a manifestação até o curso final da apuração. Outra grande vantagem do sistema é que os encaminhamentos podem ser feitos de maneira independente pela Ouvidoria para que cada setor envolvido apure os fatos individualmente.

Tenha controle total dos prazos e a possibilidade de gerar relatórios gerenciais para a tomada de decisões estratégicas em sua organização. Solicite uma demonstração!