https://omd.com.br/

Olá, sou Mário Nélson, Diretor Executivo da OMD Soluções. Hoje vamos falar das iniciativas para combate ao assédio no ambiente de trabalho, entre elas, a implantação de um canal de denúncias.

A Lei 14.457/22 determinou a obrigatoriedade da implantação do canal de denúncias em empresas com CIPA, agora denominada Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio, além de fomentar ações de prevenção e combate ao assédio moral e sexual. Essa medida tem como objetivo proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os trabalhadores.

Assista ao vídeo que gravei falando sobre o assunto e entenda sobre qual a relevância do canal de denúncias para a sua organização.

 

Principais objetivos da Lei 14.457/22

Com o impulsionamento do tema trazido pela nova lei, a OMD tem percebido o aumento do número de empresas que estão implantando o canal de denúncias, independente da obrigação legal.

Isso porque os canais de denúncia são indispensáveis para permitir que os trabalhadores relatem formas de violência ou discriminação que possam estar ocorrendo no ambiente de trabalho. Além disso, eles ajudam a empresa a detectar e prevenir casos de assédio e a tomar medidas para proteger as vítimas e punir os agressores.

Vejamos algumas notícias veiculadas pela imprensa recentemente:

canal de denúncias para empresas

 

Canal de denúncias como apoio ao combate ao assédio no âmbito empresarial

Com esse cenário, as empresas buscam recursos para prevenir condutas antiéticas e criminosas. É nesse momento que o canal de denúncias entra como apoio ao combate ao assédio no âmbito empresarial.

Além da organização estar em conformidade com a lei, evitando multas, sanções ou advertências, o canal de denúncias dá voz de forma segura ao assediado e fortalece o código de conduta das empresas.

Portanto, é importante ressaltar que a implementação de canais de denúncia não deve ser vista apenas como uma obrigação legal. Na verdade, todas as empresas devem se preocupar em criar um ambiente de trabalho saudável e respeitoso para seus funcionários. 

Para isso, é fundamental que haja uma cultura organizacional que valorize a diversidade e o respeito mútuo, além de mecanismos eficazes de prevenção e combate ao assédio. Conheça nosso eBook Cultura Organizacional e Ouvidoria e saiba como a participação ativa dos trabalhadores pode influenciar positivamente na cultura da empresa.

cultura organizacional e ouvidoria

Neste sentido, é importante que esses canais sejam eficazes e que haja um compromisso real por parte da empresa em ouvir e atuar nas demandas dos seus colaboradores.

 

Algumas irregularidades que o canal de denúncias ajuda a monitorar:

  • Corrupção e fraude
  • Abuso de poder
  • Desvio de função
  • Nepotismo
  • Assédio moral ou sexual

 

O apoio das Ouvidorias no combate ao assédio

As Ouvidorias também podem ser utilizadas como um canal de comunicação entre a empresa e seus colaboradores, permitindo que eles apresentem sugestões, críticas e reclamações sobre diversos aspectos do trabalho, como condições de trabalho, benefícios, remuneração, entre outros. 

Dessa forma, o canal se torna uma importante ferramenta para a empresa compreender as necessidades e expectativas de seus colaboradores e implementar melhorias de processos, produtos e serviços.

O Sistema OMD foi desenvolvido para receber denúncias de diferentes canais, sendo possível centralizar, gerenciar e analisar as manifestações para realizar o tratamento correto para a sua resolução final.

  • Organize os processos do Canal de Denúncias
  • Agilize a apuração pelo Comitê de Ética
  • Gere de relatórios em poucos cliques
  • Garanta o tratamento seguro para manifestações sigilosas e anônimas

Solicite hoje mesmo uma demonstração gratuita.

 Espero que tenham gostado do conteúdo. Abraços e até a próxima!