Olá! Bem-vindos.
Seja na esfera pública ou privada, o Canal de Denúncias desempenha um papel crucial na prevenção e detecção de irregularidades, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e ético.
Para dar contorno a este tema fundamental, convidamos Rose Meire Cyrillo, consultora e palestrante, com experiência nas áreas de Ouvidoria, Integridade, LGPD, ESG e Prevenção aos Assédios. Acompanhe!
Objetivos dos Canais de Denúncias
De um modo geral, a implementação do canal de denúncias atende a dois grandes objetivos:
- Permitir que tanto o público interno quanto o externo comunique irregularidades e condutas desviantes
- Funcionar como uma ferramenta de inibição, dissuadindo e prevenindo que situações semelhantes voltem a ocorrer.
Um canal de denúncias eficiente, eficaz e efetivo é um pilar fundamental para o programa de integridade ou compliance de qualquer organização. Esse canal atua diretamente na prevenção, detecção e monitoramento de eventos que possam impactar negativamente os ativos corporativos, sejam eles tangíveis ou intangíveis.
Gestão de Riscos de Conformidade Legal
Na perspectiva da gestão de riscos de conformidade, o canal de denúncias foi concebido inicialmente para atender exigências regulatórias relacionadas à detecção de desvios, fraudes e atos de corrupção.
Tempos depois, o canal de denúncias passou a ser também uma instância de reporte de conflitos interpessoais, situações de assédio e violências nas relações de trabalho – e essa tendência foi consolidada mais recentemente através das leis:
- Lei 14.457/2022 – Programa Emprega + Mulheres
- Lei 14.540/2023 – Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual
- Lei 14.611/2023 – Igualdade Salarial
As Leis 14.457/2022 e 14.540/2023 exigem canais acessíveis para denunciar assédio sexual e outras formas de violência no trabalho.
Já a Lei 14.611/2023 determina a criação de canais de denúncias para relatos de discriminação salarial entre colaboradores de diferentes gêneros que exerçam as mesmas funções.
Atenção ao implementar o Canal de Denúncia
Para que um canal de denúncias seja realmente eficaz, é preciso que ele tenha regras e fluxos claros, seja gerido por pessoas capacitadas e utilize indicadores de desempenho confiáveis.
Indo neste caminho, é importante destacar que na atual busca pelo alinhamento das práticas organizacionais, a agenda ESG ter um canal de denúncias estrutura reverbera nos pilares social e de governança, estimulando a consolidação de uma cultura organizacional dialógica, transparente e íntegra.
Posicionando sua organização de forma estratégica
As organizações modernas que entenderam o valor estratégico de ouvir seus públicos reposicionaram suas ouvidorias e canais de denúncias. Elas reconhecem esses mecanismos como ferramentas para transformação permanente, permitindo projetar-se no futuro.
Dessa forma, conseguem reduzir pontos fracos, consolidar pontos fortes, neutralizar ameaças e identificar oportunidades.
Dispor de um canal de denúncias vai além de criar um espaço de fala para as pessoas; é fazer com que elas confiem que os valores da organização se refletem nas condutas de seus integrantes e na sustentabilidade de suas relações e atividades.
Esse canal proporciona segurança para reportar irregularidades, sabendo que serão analisadas, apuradas e, se comprovadas, receberão a devida resposta corretiva. É fazer com que as pessoas se sintam coautoras no processo de gestão de riscos e resolução de conflitos organizacionais, tornando-se agentes de integridade que zelam e protegem o ativo reputacional da organização 24 horas por dia, todos os dias da semana. Isso demonstra que acreditam na organização e desejam seu contínuo aprimoramento.
Agradecimento e contato
Agradeço por chegar até aqui. Concluo este texto com reflexões direcionadas às lideranças, gestores e colaboradores, com o objetivo de contribuir para a construção de organizações mais íntegras e sustentáveis. Desejo que estas reflexões ajudem a fazer a diferença e expandir a influência no mundo corporativo, que é cada vez mais globalizado, competitivo e multifacetado.
Deixo a seguir minhas redes sociais e email para contato e também para compartilhamento e trocas de materiais sobre este tema tão atual e desafiador:
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/rose-meire-cyrillo-m-sc-983b1a137/
Instagram: https://www.instagram.com/rose_cyrillo_consultoria/
Um forte abraço e até mais!
Texto: Rose Meire Cyrillo
https://www.linkedin.com/in/rose-meire-cyrillo-m-sc-983b1a137/
Sistema OMD
Aproveite para conhecer o Sistema para Ouvidoria e Canal de Denúncias.
Receba, gerencie e analise as manifestações da sua instituição em uma única ferramenta.