Ir para o conteúdo
fundo com logo
  • Sistema
  • BPO
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
fundo com logo
Solicitar Demonstração
Implantação de ouvidoria

Passos para implantação de ouvidoria

Início | Implantação de ouvidoria | Passos para implantação de ouvidoria

13/07/2016

Ítalo

implantação de ouvidoria

A implantação de uma ouvidoria requer cuidados e orientações técnicas de especialistas da área. Portanto, a OMD Soluções para Ouvidorias, apresentará alguns passos para as organizações que pretendem atuar estrategicamente com o atendimento realizado por uma ouvidoria:

 

Passo 1

Diagnóstico

Um diagnóstico que contemple o perfil da organização e a necessidade da criação de uma ouvidoria é o primeiro passo para iniciar a implantação. O diagnóstico é como uma fotografia da situação atual da instituição, incluindo o levantamento de todos os produtos/serviços oferecidos e o perfil dos usuários; os tipos de manifestações potencialmente geradoras de demanda à Ouvidoria; as necessidades de capacitação e sensibilização; a infraestrutura disponível para implantação da Ouvidoria, entre outros aspectos.

 

Sistema de ouvidoria integraçãoPasso 2

Projeto de implantação de ouvidoria

Após a realização do diagnóstico,  deverão ser descritas as ações necessárias para que a Ouvidoria traga resultados efetivos para a instituição, as quais podemos destacar: definição dos assuntos que serão tratados pela Ouvidoria; identificação do perfil dos potenciais usuários; indicação da infraestrutura necessária para a implantação da Ouvidoria (recursos humanos, financeiros e materiais – instalações físicas, móveis, equipamentos etc.); a capacitação e sensibilização do corpo funcional e a definição dos canais de atendimento (pessoal, telefônico, internet, carta, fax, caixa de sugestões, etc.)

 

ouvidoria multi canalPasso 3

Definição das normas e procedimentos

O modo de agir em determinadas situações e qual será o procedimento padrão adotado são essenciais na condução de uma Ouvidoria. Por isso a importância de um Manual de Normas e Procedimentos ou Regimento Interno que contemple os fluxos, prazos e responsabilidades além das competências, atribuições e rotinas de funcionamento da Ouvidoria.

 

desmembramentoPasso 4

Vinculação hierárquica superior

A ouvidoria têm um limite de atuação, com regras específicas, que respeitem o perfil de cada organização e realize ao mesmo tempo, um atendimento de qualidade ao cliente externo.  Para tanto, é necessário que a Ouvidoria esteja subordinada diretamente à alta administração, com o objetivo de obter o respaldo necessário ao desempenho de sua atividade.

 

Passo 5

Sistema informatizado para a gestão

A tecnologia é uma grande aliada das Ouvidorias, dinamizando o relacionamento com o cliente e oferecendo dados e informações essenciais para apoiar o processo de tomada de decisão nas organizações. Por isso a importância de uma ferramenta que permita controlar prazos e pendências e gerar informações gerenciais para a melhoria dos processos, produtos e serviços.

Sistema OMD

Conheça o sistema de ouvidoria OMD

 

Cursos presenciais OMDPasso 6

Capacitação da equipe

Um ouvidor deve possuir atributos específicos para o desempenho da função, o que significa que a equipe deve ser capaz de lidar com as situações do dia a dia. Neste sentido, a capacitação da equipe e dos interlocutores da Ouvidoria em cada área da instituição é fundamental para que a Ouvidoria traga os resultados esperados.

 

complementar manifestação ouvidoriaPasso 7

Sensibilização interna

A sensibilização visa buscar o comprometimento interno com prazos e respostas adequadas às demandas da Ouvidoria. Ao mostrar a importância de fazer o acolhimento interno da manifestação, a Ouvidoria evita que o que o cliente-cidadão busque meios externos mais danosos à instituição, como por exemplo as redes sociais, imprensa e Órgãos de controle externo.

 

consultorias de ouvidoriaPasso 8

Divulgação

A divulgação da ouvidoria é essencial para a sua correta utilização, é necessário sinalizar o objetivo da implantação e qual benefício trará para a organização e a sociedade.

Com esses passos é possível pensar na implantação de uma ouvidoria, porém é fator decisivo contar com uma equipe de profissionais qualificados para o desempenho desta tarefa. Com a experiência da OMD, as organizações passam a contar com uma importante aliada para organizar e estruturar suas Ouvidorias, capacitar colaboradores e dinamizar este canal através da informatização. Confira os casos de sucesso!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conteúdos Relacionados

Como preparar sua Ouvidoria para auditorias regulatórias
Ouvidoria setor educação

Como preparar sua Ouvidoria para auditorias regulatórias (BACEN, ANS, ANEEL)

terça-feira, novembro 11, 2025
canal de ouvidoria e denuncia
Canal de denúncia

Canal de denúncias e canal de Ouvidoria: diferenças essenciais e como gerenciar ambos

quinta-feira, novembro 6, 2025
quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente
BPO de Ouvidoria

BPO de Ouvidoria: quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente

terça-feira, novembro 4, 2025

Receba nossa Newsletter

fundo com logo
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

Logo com fundo
Logo

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

fundo com logo
Por  GDPR Cookie Compliance
Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.