A comunicação quando aplicada positivamente em um ambiente, promove a aceleração de processos, competitividade e melhoria contínua de produtos e serviços. E o ouvidor é peça fundamental para auxiliar no processo comunicacional da empresa, porque possui uma visão externa e interna do negócio, contribuindo para a busca de soluções. Portanto, separamos dicas valiosas de como a ouvidoria pode ajudar a fortalecer a comunicação organizacional:
1.Rompendo barreiras na comunicação
Os atendimentos prestados na ouvidoria, geralmente estão ligados as barreiras de comunicação que aconteceram anteriormente entre a organização e o cliente. A ouvidoria contribui na remoção dessas barreiras e ruídos comunicacionais, em busca da resolução e reconstrução do relacionamento entre as partes envolvidas.
2.Identificação de ruídos
As fontes de ruído devem ser monitoradas constantemente pela ouvidoria para identificação da origem e aplicação de medidas que diminuam as ocorrências. Dentre as fontes de ruídos que merecem atenção, estão:
- interpretação pessoal
- preconceito
- idioma
- pressa
- urgência
- desatenção
- desinteresse
- emoção
- conflito
3.Utilização dos canais de comunicação
A ouvidoria contribui para a utilização assertiva dos canais de comunicação da organização, orientando o formato adequado de transmissão da informação, baseado em dados e informações coletadas e analisadas nos atendimentos prestados.
A OMD Soluções para Ouvidorias auxilia organizações a estruturarem ouvidorias, bem como oferece cursos de capacitação e certificação com ênfase na comunicação organizacional do Ouvidor.