Os serviços de ouvidoria em operadoras privadas de saúde, como a UNIMED,  são um importante canal para o exercício da cidadania, elas estão criadas em cumprimento à Resolução Normativa n° 323/2013 para dar suporte aos usuários que possuem reclamações sobre o atendimento prestado nas unidades de saúde. Atualmente das 1.425 operadoras de planos de saúde ativas no País (dados de dezembro de 2014), 1.320, o equivalente a 93%, possuem ouvidorias cadastradas.

 

Ferramentas de apoio

As ouvidorias se tornaram ferramentas para auxiliar a administração a conhecer falhas institucionais, intermediando a relação do usuário, com a instituição e os trabalhadores que atuam nela, possibilitando melhorar a administração das operadoras e a forma de atuação dos profissionais da saúde.

 

Público alvo

Atualmente, o público que utiliza os serviços de saúde possuem maior consciência do seu papel na sociedade, exercendo os seus direitos e utilizando com maior frequência o sistema de ouvidoria das instituições. Em termos de cobertura, a presença dessas unidades atinge mais de 99,8% do total de beneficiários em planos de assistência médica.

 

Novas estratégias

Essa postura do cidadão, exige atendimentos de qualidade que devem estar incluídos nas estratégias organizacionais das instuições de saúde, além de garantir ao usuário a possibilidade de ser escutado e compreendido quando possuir dúvidas ou expressar a sua insatisfação com o serviço prestado.

 

Níveis de qualidade

Para alcançar os níveis de satisfação em uma ouvidoria é necessário implementar processos que possibilitem um atendimento rápido, sistemático e que auxile o ouvidor no momento da conversa. E acreditando no potencial social que a ouvidoria possui a OMD Soluções para Ouvidorias promove um seminário de sensibilização com gestores e funcionários sobre a importância desse serviço.

Solicite uma proposta, os seminários são realizados na sede da instituição interessada e expõem os benefícios da ouvidoria para cada área da instituição, promovendo o engajamento das equipes.