Olá! Eu sou Sueli Renberg e atuo na capacitação de Ouvidores desde os anos 2000. Com uma sólida experiência em Recursos Humanos ao longo de vários anos, obtive minha formação em Mediação de Conflitos em 2003, uma habilidade que considero essencial para auxiliar profissionais tanto no ambiente empresarial quanto em suas vidas pessoais.

Minha jornada começou com uma formação em Psicologia, uma base de conhecimento e prática que incorporo nas empresas, dedicando-me a contribuir para a formação de indivíduos mais capacitados e preparados para os desafios de uma Ouvidoria.

Quando convidada pela OMD Soluções a tratar do tema saúde mental dos Ouvidores, fiz as seguintes reflexões:

Estamos vivendo em um mundo marcado por constantes mudanças, rupturas de conceitos e crenças, o que, por vezes, abala nossa segurança e autoestima. Diante desse cenário, é comum nos encontrarmos em estado de vigilância constante, buscando sobreviver da melhor forma possível por meio de notícias e informações. 

No entanto, percebemos que, em geral, essas fontes nos deixam mais angustiados e ansiosos, não contribuindo para uma vida mais equilibrada.

A atuação na Ouvidoria demanda uma escuta atenta e uma atenção recorrente às demandas conflituosas, atividades que podem ter um impacto significativo na saúde mental dos profissionais envolvidos.

Por isso, é necessário que os profissionais da Ouvidoria estejam atentos aos cuidados com sua própria saúde mental para, assim, poderem proporcionar o devido auxílio a quem deles necessita.

saúde mental dos ouvidoresImagem: banco imagens Canva

 

 

Cultivando a saúde mental dos Ouvidores em sua jornada de trabalho

Gostaria de destacar alguns pontos importantes neste texto, visando a preservação da saúde mental dos profissionais que atuam em Ouvidorias. Aqui estão algumas sugestões:

 

ícone mãoEncare Desafios como Oportunidades

Ao enfrentar desafios, veja-os como oportunidades incríveis para desenvolvimento, inovação e transformação. Essa abordagem nos aproxima ainda mais do cumprimento da missão da Ouvidoria.

 

ícone trabalhadorFaça Pausas Estratégicas

Ao lidar constantemente com conflitos, não reaja imediatamente. Faça pausas estratégicas, reconhecendo a oportunidade de reflexão e a busca por caminhos transformadores. Inclua também pausas para descanso e relaxamento, evitando períodos prolongados de concentração intensa.

 

ícone abraçoAcredite em Si e Estabeleça Metas Realistas

Defina metas realistas para o dia, evitando sobrecarga excessiva. Acredite em suas capacidades e não permita que os desafios internos o aniquilem. Identifique quem são esses oponentes internos que podem fragilizá-lo.

 

ícone calendárioOrganize seu Ambiente de Trabalho

Mantenha seu ambiente de trabalho organizado para minimizar o estresse decorrente da desorganização. Isso inclui a organização da sala, da mesa de trabalho, da agenda e do cotidiano pessoal. A cooperação nesse sentido é benéfica para a mente.

 

ícone meditaçãoPratique Mindfulness

Atenção no aqui e agora! Incorpore práticas de atenção no presente para reduzir a ansiedade em relação ao futuro. Busque apoio quando necessário, seja através de colegas, supervisores ou profissionais de saúde mental. Não se isole nas dificuldades; sempre haverá alguém disposto a ajudar, oferecendo clareza e positividade para qualquer situação.

 

 

Obrigada por fazer essa pausa!

Cuidar da saúde mental é um passo fundamental para enfrentar os desafios da vida profissional, e essas práticas podem ser valiosas na busca por equilíbrio e bem-estar.

Agradeço muito a cada um que fez essa PAUSA para melhor esclarecer dentro de si esse tema. 

Espero ter contribuído para esclarecer um pouco sobre como podemos cuidar de nós mesmos, permitindo-nos, assim, ajudar os outros da melhor forma possível.

saúde mental dos ouvidoresImagem: banco imagens Canva

 

 

Conte conosco para tornar seus dias na Ouvidoria mais organizados e estratégicos.

Importante lembrar que nós, na OMD Soluções, reconhecemos a importância de uma Ouvidoria que atua com escuta ativa, acolhe e apoia seus colaboradores e clientes, oferecendo um espaço seguro para que possam se expressar e buscar ajuda.

Encontre apoio nos Cursos de Capacitação e também através do Sistema OMD para facilitar os desafios do seu dia de trabalho.

Obrigada e até a próxima!

Sueli Renberghttps://www.linkedin.com/in/sueli-renberg-03881a1/