O Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com sede em Fortaleza, é líder no ranking nacional das ouvidorias de instituições financeiras, segundo o Banco Central. O BNB lidera na faixa acima de 4 milhões de clientes.
O Índice de Qualidade de Ouvidorias é formado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do Banco Central. Também considera a iniciativa das instituições na adesão a plataformas públicas de resolução de conflitos (consumidor.gov.br).
As ouvidorias das instituições financeiras são reguladas pela Resolução BACEN nº 4.433/2015 e tem a missão de mediar conflitos entre com clientes e usuários de produtos e serviços.
Para fins de ranking, as reclamações registradas no Banco Central são classificadas como: reguladas procedentes (quantidade de ocorrências associadas a queixas encerradas no período de referência, em que se verificou indício de descumprimento); reguladas (quantidade de ocorrências em que não se verificou indício de descumprimento); não reguladas (quantidade de ocorrências não relacionadas a lei ou regulamentação); e total de reclamações (valor obtido somando reclamações reguladas procedentes, reclamações reguladas, outras e queixas não reguladas).
A OMD Soluções, empresa líder no segmento de Ouvidorias, promoveu em maio do ano passado na sede do BNB em Fortaleza-CE, o Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, onde 28 profissionais que atuam na Ouvidoria do banco foram capacitados e certificados para atuação na área.
A OMD promove curso abertos, in company e a distância com o objetivo de preparar a equipe da Ouvidoria e interlocutores das áreas da instituição para o exercício da função e certificar os integrantes da Ouvidoria de acordo com as normas do Banco Central do Brasil e Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional).
Fonte: OMD