Aqui estão algumas das diversas ações que um Ouvidor vai desenvolver na sua atividade, inspiradas no Decálogo do Ouvidor elaborado pela Associação Brasileira de Ouvidores – ABO Nacional
É claro, não se esgota nestes Dez Mandamentos, pois outros atributos também se constituem em torno do exercício pleno e responsável da nobre missão da Ouvidoria.
Você, Ouvidor, pode contribuir para acrescentar a estes Mandamentos, aqueles que julga relevantes aqui estarem postados.
- Evitar conclusões precipitadas.
- Ser livre para agir com isenção.
- Ser competente no que faz.
- Tolerância para poder alcançar o objetivo sem rusgas.
- Agir com os dois ouvidos, um para cada lado.
- Quanto mais informações sobre a demanda, melhor.
- Demonstrar envolvimento com a questão diante do reclamante.
- Ser claro em suas colocações diante do público.
- Tomar decisões centradas na imparcialidade.
- Dar expressa diligência às demandas, obtendo feedback e informando o cidadão.Fonte: ABO-SC e OMD