Uma rede de atendimento engloba diferentes atores ou organizações, que possuem objetivos em comum e atuam colaborativamente para atender o cidadão com qualidade. O ponto focal da rede de atendimento é a ouvidoria, responsável por ser a última instância de comunicação entre o cliente e a organização, atuando na melhoria dos processos, produtos e serviços junto às áreas responsáveis.
A rede de atendimento pode auxiliar na profissionalização das organizações, por favorecer aspectos, como:
- Padronização de processos.
- Integração ou criação de novas metodologias.
- Fortalecimento do setor.
- Apoio para tomada de decisão.
- Distribuição de recursos.
Alterações de comportamento na sociedade intensificaram a necessidade de trabalhar com redes de atendimento e devem estar no radar das ouvidorias, são elas:
- Fortalecimento da democracia.
- Aumento de movimentos sociais.
- Crescente reivindicação de participação na gestão política/pública.
- Novas tecnologias que favorecem interações em tempo real.
Conforme exemplificado as redes facilitam o atendimento ágil e eficaz ao cidadão, por oferecerem um sistema completo de resposta que favorece a cidadania. A comunicação gerada pela rede é estruturada e articulada, possibilitando acionar diferentes profissionais especializados e qualificados para a resolução do problema.
A OMD Soluções para Ouvidorias acredita no poder das redes de atendimento para fortalecimento da organização e oferece capacitação e treinamentos para qualificar a principal ferramenta de suporte da rede, a ouvidoria.