Blog da Ouvidoria
A Ouvidoria e os Stakeholders
Na busca da integridade de gestão, princípios, missão e propósitos, é natural que surjam novas expressões que mostram novas circunstâncias e ações estratégicas que abordam um determinado e importante setor da empresa e suas conexões com o mercado. É o caso do termo...
CANAIS DE DENÚNCIAS E OUVIDORIAS POSSUEM O MESMO PROPÓSITO?
Atualmente temos lido muito sobre os canais de denúncias e a sua importância para receber, examinar e encaminhar comunicações a respeito de possíveis situações de desvios de conduta e cometimento de atos ilícitos por parte de colaboradores ou terceiros, sobretudo após...
Investigação embasada unicamente em denúncia anônima é inviável, decide Celso de Mello
Ministro decano do Supremo Tribunal Federal manteve acórdão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) que estabelece a impossibilidade de a ouvidoria da Corte dar andamento a reclamação contra magistrado unicamente com base em representação de autor que não se...
MUNICÍPIOS COM MENOS DE 100 MIL HABITANTES SÃO OBRIGADOS A SE ADEQUAR À LEI DE PROTEÇÃO DO USUÁRIO DO SERVIÇO PÚBLICO
A partir do dia 17 de junho, entra em vigor a Lei 13.460/2017 para Municípios com menos de cem mil habitantes. Esta Lei estabeleceu normas básicas para participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela...
A Importância da Certificação e Recertificação em Ouvidoria
A aquisição e atualização de conhecimentos decorre da rápida evolução do convívio humano e se reflete em todos os setores da sociedade; repercute também no aprimoramento técnico e científico das instituições. Não é diferente o que ocorre nas Ouvidorias. Elas pertencem...
Comunicação corporativa e os “ruídos”
O próximo Curso de Capacitação e Certificação de Ouvidoria a ser promovido pela ABO-SC em OMD, prevê uma nova abordagem com o professor Silvio Luzardo. Fim de linha para “Os atributos de uma Ouvidoria” e entram em cena as práticas da “Comunicação Corporativa” tendo...
Compliance e o papel da Ouvidoria
O termo “Compliance” surgiu inicialmente nas instituições financeiras no país. A maioria das empresas deste segmento direcionou esta atividade ao setor jurídico, considerando que estes detinham a “expertise” no trato das interpretações legais. Michael Lira (Jus...
A Importância do Canal de Denúncias
Há uma tendência ética bem-vinda no Brasil de tantos atropelos políticos. O fortalecimento das denúncias como um instrumento de grande utilidade e que permite os usuários de organizações públicas e privadas atuarem como agentes de controle funcional e/ou social. O...
AS OUVIDORIAS E A REFORMA A PREVIDÊNCIA
Se fossemos considerar a questão da Reforma da Previdência sobre a ótica da Ouvidoria ficaríamos sem um norte claro. O papel de Ouvidor é atender as demandas do cidadão. Mas, neste caso, o cidadão se apresenta ao mesmo tempo, como o destinatário das mudanças que...
QUANDO O ATENDIMENTO MAIS ATRAPALHA DO QUE AJUDA…
Para ilustrar como há ausência de “jogo de cintura” no atendimento ao cliente por diversas empresas, resgatamos a experiência vivida por um colaborador. O discernimento, a falta de vontade e o princípio básico de “estar ao lado do cliente” na hora da compra foram...