Aqui estão algumas das diversas ações que um Ouvidor vai desenvolver na sua atividade, inspiradas no Decálogo do Ouvidor elaborado pela Associação Brasileira de Ouvidores – ABO Nacional

É claro, não se esgota nestes Dez Mandamentos, pois outros atributos também se constituem em torno do exercício pleno e responsável da nobre missão da Ouvidoria.

Você, Ouvidor, pode contribuir para acrescentar a estes Mandamentos, aqueles que julga relevantes aqui estarem postados.

  1. Evitar conclusões precipitadas.
  2. Ser livre para agir com isenção.
  3. Ser competente no que faz.
  4. Tolerância para poder alcançar o objetivo sem rusgas.
  5. Agir com os dois ouvidos, um para cada lado.
  6. Quanto mais informações sobre a demanda, melhor.
  7. Demonstrar envolvimento com a questão diante do reclamante.
  8. Ser claro em suas colocações diante do público.
  9. Tomar decisões centradas na imparcialidade.
  10. Dar expressa diligência às demandas, obtendo feedback e informando o cidadão.

    Fonte: ABO-SC e OMD