A educação está dentro dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e para tornar esse objetivo alcançável, é necessário que as pessoas tenham acesso a educação de qualidade, sendo a Ouvidoria uma ferramenta parceira nesse processo.

Diversas instituições públicas e privadas investem em negócios e projetos educativos e possuem Ouvidorias educacionais para receber reclamações, elogios, denúncias, sugestões e solicitações dos seus usuários.

A Ouvidoria educacional auxilia internamente na instituição, oferecendo insumos para a melhoria dos seus processos, produtos e serviços além de contribuir para aumentar o nível de desempenho de toda a equipe envolvida nos cursos oferecidos.

Isso significa que a ouvidoria auxilia na construção de ações estratégicas para a instituição, possibilitando criação de métricas e indicadores, que influenciarão na qualidade do ensino oferecido e que impactarão positivamente em outras áreas administrativas, como financeiro, comercial e compras. Porém, é possível observar impactos positivos em questões externas também, como:

  • Incentivo para o aluno permanecer e finalizar o curso em que está matriculado;
  • Melhora nos relacionamentos do usuário com as demais áreas da instituição;
  • Atendimento em diversos turnos, contemplando estudantes que não podem entrar em contato com a instituição durante o horário comercial;
  • Aumento da segurança no local, por meio de solicitações de alunos e funcionários;
  • Ambientes da instituição, como bibliotecas, laboratórios e quadras, possuem funcionamento adequado;
  • Alteração curricular, como Inclusão e exclusão de disciplinas;
  • Redução de abuso de poder e uso inadequado de recursos materiais e financeiros.

Mas para promover o atendimento de qualidade os profissionais que atuam na ouvidoria educacional devem ter conhecimento completo das normas administrativas e pedagógicas praticadas na instituição, além de receberem capacitação adequada para o exercício da atividade de Ouvidoria.

A OMD Soluções para Ouvidorias possui ampla experiência na implantação de sistema de ouvidoria para a área educacional, possuindo como um dos casos de sucesso a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que encontrou no sistema da OMD a agilidade que procurava no atendimento realizado pela instituição.

A OMD também promove cursos de capacitação e certificação em Ouvidoria sendo o próximo a ser realizado no período de 7 a 9 de junho de 2016 em Florianópolis-SC  com o inédito módulo para certificação de ouvidorias do Setor de Educação, com apoio do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU).