Olá! Sou Mario Nelson, fundador e Diretor Executivo da OMD Soluções, uma empresa especializada em soluções para Ouvidorias.
É muito importante que o profissional Ouvidor busque continuamente por atualizações sobre as melhores práticas em Ouvidoria, novas tecnologias e mudanças na legislação para que possa exercer suas atividades com mais confiança e responsabilidade.
Pensando nisso, para 2023 a OMD traz várias novidades em cursos de capacitação profissional para os Ouvidores. Acompanhe este vídeo e confira todos os detalhes.
Cursos de Ouvidoria para fazer em 2023:
Novidade! Já disponível.
1) Proteção de dados (LGPD) nas Ouvidorias
Este curso orienta os Ouvidores a aplicar adequadamente as disposições da Lei n. 13.709/2018 – a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no âmbito das Ouvidorias públicas e privadas. Possui uma didática bastante prática e objetiva, onde discutimos o papel do Ouvidor e a atuação das Ouvidorias frente a esta Lei.
Entre os tópicos abordados, destacam-se:
- Princípios da LGPD aplicados às Ouvidorias
- Anonimização e Pseudonimização de dados
- Encarregado de Dados Pessoais (DPO) x Atuação do Ouvidor
- Como adaptar as Ouvidorias frente à LGPD
- Ouvidoria como canal para o exercício dos direitos dos titulares de dados
- Ouvidoria e compliance em proteção de dados
Ao final, é conferido o certificado de capacitação em “Proteção de Dados (LGPD) nas Ouvidorias” ao participante que completar todos os módulos do curso.
Mais informações: https://ead.omd.com.br/protecao-de-dados-lgpd-nas-ouvidorias
Disponível em breve!
2) Prevenção e Redução de NIPs
Em breve disponibilizaremos este novo curso em nossa plataforma EAD. A NIP (Notificação de Intermediação Preliminar) é uma ferramenta de mediação que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) envia para as operadoras de saúde e que tem por objetivo a solução consensual de conflitos entre cliente/beneficiário e as Operadoras de Saúde.
Então, com este curso, as Ouvidorias de Saúde Suplementar disporão de ferramentas para prevenir e reduzir estas notificações que chegam nas operadoras de saúde.
Confira alguns tópicos abordados neste curso:
- A era do cliente Customer Experience (CX)
- A NIP como ferramenta de Mediação de Conflitos;
- Como a Ouvidoria pode auxiliar na prevenção e redução de NIPs;
- Resolução Normativa (RN) 444/19 da ANS;
- Ações internas (junto aos setores) e externas (junto aos beneficiários/clientes)
- NIPs vs Governança e a RN 518/22
3) Capacitação e Certificação em Ouvidoria específico para segmentos regulamentados
A OMD oferece cursos de capacitação e certificação para Ouvidores que atuam em setores regulamentados, tais como:
- Setor Financeiro (BACEN)
- Setor de Saúde Suplementar (ANS)
- Setor Elétrico (ANEEL)
- Setor de Telecomunicações (ANATEL)
- Sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e sociedades de capitalização (SUSEP)
- Mercado de Valores Mobiliários (CVM)
Os cursos possuem carga horária de até 16 horas e todos disponibilizam a certificação em Ouvidoria com validade de 60 meses, mediante a realização de exame probatório ao final do curso.
Mais informações: https://ead.omd.com.br/categories/curso-online-de-capacitacao-e-certificacao-em-ouvidoria
4) Ouvidoria na Saúde Suplementar
Este curso prepara Ouvidores de operadoras de saúde para interpretar e aplicar adequadamente as disposições da Resolução ANS n. 323/2013 para Ouvidorias de Saúde Suplementar e elaborar o Relatório Estatístico e Analítico (REA) das Ouvidorias, o qual precisa ser entregue à ANS até o mês de abril de cada ano. Alguns tópicos abordados neste curso:
- Objetivos estratégicos da Ouvidoria de Saúde Suplementar
- Resolução Normativa ANS n. 323/2013
- Instrução Normativa ANS n. 2/2014
- Resolução Normativa ANS n. 395/2016
- Relatório Estatístico e Analítico do Atendimento das Ouvidorias – REA
Mais informações: https://ead.omd.com.br/ouvidoria-na-saude-suplementar
5) Comunicação e mediação de conflitos em Ouvidoria
Este curso propõe a adoção de métodos alternativos de resolução de conflitos pelos Ouvidores e mostra como utilizá-los na busca de uma conversa colaborativa e harmônica, de forma de reduzir custos processuais e sociais para as empresas.
Confira alguns tópicos abordados neste curso:
- Mediação transformativa reflexiva
- Entendendo os conflitos
- Conotação do conflito
- Modo como o conflito se manifesta
- Formatos possíveis de conversa
- A mediação e o uso de suas práticas
- Conceito de mediação
- O processo de mediação, conciliação e de justiça restaurativas
- O processo da mediação transformativa
- Comunicação Relacional criando conversas colaborativas na Ouvidoria
- Escuta ativa
- Ferramentas Conversacionais – Técnicas de Escuta
- Buscando Necessidades e interesses
- Perguntas Restaurativas
- Princípios de Negociação de Harvard
Mais informações: https://ead.omd.com.br/comunicacao-mediacao-e-solucao-de-conflitos-em-ouvidoria
OMD Soluções em prol do fortalecimento das Ouvidorias
Conheça mais detalhes destes e outros cursos oferecidos pela OMD. Todos são oferecidos na modalidade online assíncrona e ficam disponíveis 24h por dia, para que você possa assistir no seu computador, tablet ou celular.
Também oferecemos cursos in company na modalidade presencial ou online síncrona (aulas ao vivo), com conteúdo sob medida para sua empresa. Consulte mais informações.
A OMD possui mais de 19 anos de experiência na área de Ouvidoria, com mais de 3.000 Ouvidores certificados de empresas dos mais diversos segmentos!
Desejamos a todos um Ano Novo com muitas realizações e sucesso! Até breve!