Blog da Ouvidoria
NEM SÓ DE DEMANDAS VIVE UMA OUVIDORIA, CONCORDA?
As atividades de uma Ouvidoria formam o imaginário das pessoas como um órgão que, especificamente, trata de resolver “pendengas” do consumidor não satisfeito com um produto ou serviço. Mas as atividades de uma Ouvidoria vão bem mais além. Uma de suas variáveis...
15 DE MARÇO, DIA DO CONSUMIDOR
DEZ DIREITOS DO CLIENTE QUE O OUVIDOR DEVE SABER. No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor. O Brasil seguiu a orientação da ONU que, em 1985, instituiu o Dia Mundial do Consumidor. Coincide com entrada em vigor, no mesmo mês, mas no dia 11 de março de...
16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR
Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste...
A importância de um ombudsman para as empresas
Hoje é comum as empresas terem grupos de trabalhos para identificar problemas internos de processos e qualidade de produtos. O que não é muito peculiar à vida organizacional é ter alguém fora dos muros empresariais pronto a observar, ouvir e coletar informações...
INTERDEPENDÊNCIA PARA GERAR RESULTADOS EM OUVIDORIA
“Gestão, Comunicação e Ouvidorias são interdependentes”, afirma o conselheiro Manoel Castro, ex-Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, em entrevista concedida para a equipe organizadora do Seminário Ouvidoria no Serviço Público: a voz do cidadão na...
ATENDIMENTO. ONDE COMEÇA O “ICEBERG”?
Para Silvio Luzardo de Almeida Mello, bacharel em Direito, Jornalista e Especializado em Psicopedagogia e Comunicação Social, há mais de dez anos um dos orientadores dos Cursos de Capacitação e Certificação em Ouvidoria promovido pela OMD Soluções para Ouvidorias e...
A OUVIDORIA E O IMPACTO NO AMBIENTE DE TRABALHO
Para Rosângela Helena Ramos Antunes, MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Couch at Centro Universitário La Salle, é importante uma análise do papel da ouvidoria nas organizações e o impacto de sua atuação nos ambientes de trabalho, verificando se a ouvidoria, enquanto...
OUVIDORIA E NOVO MODELO DE GOVERNANÇA
Para Gustavo Costa Nassif, PhD em Direito e atualmente Ouvidor Geral da Prefeitura de Belo Horizonte, as transformações e acontecimentos genuínos ocorridos no mundo nos últimos anos foi de grandes revelações. De um lado, as conquistas científicas e tecnológicas...
MAIS RECLAMAÇÕES NA OUVIDORIA? VEM AÍ O CALL CENTER DIGITAL…
Um dos segmentos da economia em que a tecnologia promove mais mudanças é certamente o setor de Call Center. Fatores como comunicação em diversas plataformas, novos produtos e serviços, integração com chatbots, redes sociais e o avanço da Inteligência Artificial têm...
A Ouvidoria Interna da Brasilprev
A Brasilprev, uma das maiores empresas de seguros e previdência privada no País, iniciou ao final de 2003 um inovador projeto de implantação de Ouvidoria Interna como parte da sua estratégia de fortalecimento da cultura corporativa de encantamento do cliente. O...