Blog da Ouvidoria
A Ouvidoria e a Sensibilização Interna
Uma característica dominante no ser humano é a sua capacidade de criar soluções. Não fosse assim estaríamos ainda na Idade da Pedra, penando para sair das cavernas em busca da sobrevivência. Porém, a capacidade de fazer distinções entre uma coisa e outra fez com que o...
OS 15 ANOS DA OMD E O FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS PELO BRASIL
No dia 11 de novembro passado, a OMD Soluções, com sede em Florianópolis-SC celebrou os seus 15 anos de atividades voltadas ao fortalecimento deste importante de canal de comunicação entre o cliente-cidadão e as instituições públicas e privadas: a Ouvidoria. Uma...
A Lei: Direito do Consumidor em Questão
O que é Direito do Consumidor? Basicamente, o Direito do Consumidor é o ramo recente no Direito brasileiro que lida com as relações jurídicas entre fornecedores de bens e serviços e seus consumidores. Qual o objetivo do Direito do Consumidor? Tem por objetivo...
MEDIADOR. O OUVIDOR EM AÇÃO
Não basta ao Ouvidor a incumbência de representar o cidadão em suas demandas. Haverá situações críticas, problemas relevantes, questões delicadas, posições antagônicas que irão merecer a ação cautelosa da mediação, como forma de estabelecer não só soluções...
As Melhores Práticas em Ouvidoria
Agora, em Dezembro, a Associação Brasileira de Ouvidores – Seção Santa Catarina e a OMD Soluções para Ouvidorias encerram o ano, em Florianópolis (de 10 a 12 Dez, no Intercity Hotel), proporcionando mais uma oportunidade para ouvidores atualizarem seus conhecimentos...
O OUVIDOR E O SEU PAPEL DE COMUNICADOR
Sem dúvida, as transformações na área de tecnologia no que se refere ao ambiente de transmissão de informações, abriu um novo paradigma, do qual somos, ao mesmo tempo, partícipes (porque devemos nos adequar e entender os processos pelos quais interagimos) e...
A OUVIDORIA E A COMUNICAÇÃO INTERNA DE DUAS VIAS
Está claro que a função da Ouvidoria nas organizações públicas e privadas se estabelece e se manifesta na representação plena das questões levantadas pelo consumidor, do cidadão, do usuário e do cliente, mas é natural e compreensível que não se limita apenas a este...
AH!… O ATENDIMENTO PRESENCIAL TEM DESSAS COISAS!…
Você costuma “ficar furioso” quando liga para fazer uma reclamação e é atendido pelo setor de Call Center e tem que se contentar, pacientemente, em ouvir inúmeros “números” que, aliás, às vezes, nem definem o “seu problema” e então você tem que “apostar” em um número...
XXI Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman
Ouvidoria: Princípios e Valores da Democracia Participativa 21, 22 e 23 de Novembro Hotel Holiday Inn Anhembi São Paulo - SP Informações e Inscrições: ABO Nacional (11) 3289-9300 [email protected] Faça sua inscrição Confira a Programação
Curso de Capacitação, Certificação e Recertificação em Ouvidoria com módulos opcionais para o Setor de Educação e Saúde Suplementar
A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seccional Pernambuco (ABO/PE) e a OMD Soluções para Ouvidorias promovem de 16 a 18 de outubro de 2018 o Curso de Capacitação, Certificação e Recertificação em Ouvidoria, em Recife/PE. O curso visa atender as...