por Ítalo | fev 11, 2020 | Gestão de ouvidoria
A ouvidoria externa e a interna têm a mesma função, mas lidam com públicos diferentes. Enquanto a primeira ouve o público externo da instituição (clientes, parceiros, fornecedores, comunidade, etc), a outra está voltada para o público interno (colaboradores, gerentes,...
por Ítalo | fev 6, 2020 | Gestão de ouvidoria
A Ouvidoria é uma estrutura administrativa que deve ser reconhecida como parte integrante da estratégia empresarial. Afinal, esse é um canal de comunicação direto que se estabelece entre público e a instituição, capaz de trazer diversas contribuições para a melhoria...
por Ítalo | fev 6, 2020 | Tendências
A transformação digital impacta diretamente vários segmentos de mercado. Esse movimento também influencia o processo de trabalho nas Ouvidorias, trazendo algumas grandes tendências para este ano de 2020. Empresas do segmento de saúde, educação, financeiro, elétrico,...
por Ítalo | jan 7, 2020 | Notícias
Já está em vigor o novo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), aprovado em dezembro do ano passado pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Resolução nº 717 altera artigos do Plano Geral de Metas de...
por Ítalo | dez 10, 2019 | Melhores práticas
Você saberia listar quais são as habilidades de um bom Ouvidor? Como sabemos, Ouvidor não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, a maioria dos profissionais que ocupam ou já ocuparam cargos em Ouvidorias, seja no setor público ou privado, apresentam formações...
por Ítalo | dez 3, 2019 | Gestão de ouvidoria
Ainda que estejam em esferas diferentes, as funções da Ouvidoria pública e da privada são muito parecidas. A principal diferença entre elas é a regulamentação, mas nem todas as áreas possuem uma legislação que regulamente a atuação desses órgãos. Essa é uma das razões...
por Ítalo | nov 26, 2019 | Gestão de ouvidoria
A atividade de gestão de reclamações deve ser muito bem planejada e executada. E isso independe do canal utilizado pelo cliente/cidadão para expressar sua insatisfação, seja rede social, e-mail ou telefone. Agora, quando a empresa já possui uma Ouvidoria, é importante...
por Ítalo | nov 12, 2019 | Integridade Corporativa
Com receio da corrupção que prejudica a gestão de qualquer organização e preocupadas em transmitir confiança ao público, empresas vêm adotando políticas de integridade corporativa. A disponibilização de um canal de denúncia faz parte desse movimento, pois ele é capaz...
por Ítalo | nov 4, 2019 | Ouvidoria setor saúde
Em agosto e outubro deste ano, a equipe OMD esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo para certificar Ouvidores da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed). Nos dias 21 e 22 de agosto deste ano o curso foi ministrado na Federação Unimed Rio de Janeiro e...
por Ítalo | out 29, 2019 | Gestão de ouvidoria
Toda Ouvidoria, seja de setor público ou privado, precisa prestar contas relativas às suas atividades por meio de relatórios. Essa atitude serve tanto para os aspectos internos da organização, que consegue melhorar suas atividades a partir da interpretação dos dados,...