por Mario Nelson | ago 9, 2019 | Canal de denúncia
As Ouvidorias são espaços de participação e controle social, com o objetivo de aprimorar a gestão e melhorar os serviços oferecidos. Ela ampliou a segurança em prol do cidadão e proporciona, assim, um mecanismo de grande utilidade no combate à corrupção, especialmente...
por Mario Nelson | ago 9, 2019 | Canal de denúncia
A Ouvidoria Geral da União dispôs para os ouvidores e público em geral, no seu site de apoio e informações, um suporte denominado Casoteca. O caso aqui postado foi retirado desta biblioteca. Foi elaborada uma sinopse sem perder a essência do problema gerado, porque...
por Ítalo | ago 6, 2019 | Gestão de ouvidoria
O SISTEMA OMD É A SOLUÇÃO IDEAL PARA TODA INSTITUIÇÃO QUE POSSUI UMA OUVIDORIA ESTRUTURADA Permite total gerenciamento do trâmite das manifestações pelo ouvidor, fornece subsídios ao gestor para o redirecionamento das ações junto à área responsável pelos assuntos...
por Mario Nelson | jul 31, 2019 | Notícias
A regulamentação do cadastro positivo pelo decreto 9.936, publicada no último dia 25, inclui a obrigação de instalação de ouvidorias pelos birôs de crédito responsáveis pela manutenção dos dados dos consumidores considerados bons pagadores. Pelo decreto é definida a...
por Mario Nelson | jul 3, 2019 | Integridade Corporativa
Na busca da integridade de gestão, princípios, missão e propósitos, é natural que surjam novas expressões que mostram novas circunstâncias e ações estratégicas que abordam um determinado e importante setor da empresa e suas conexões com o mercado. É o caso do termo...
por Mario Nelson | jul 3, 2019 | Canal de denúncia
Atualmente temos lido muito sobre os canais de denúncias e a sua importância para receber, examinar e encaminhar comunicações a respeito de possíveis situações de desvios de conduta e cometimento de atos ilícitos por parte de colaboradores ou terceiros, sobretudo após...
por Mario Nelson | jun 21, 2019 | Notícias
Ministro decano do Supremo Tribunal Federal manteve acórdão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) que estabelece a impossibilidade de a ouvidoria da Corte dar andamento a reclamação contra magistrado unicamente com base em representação de autor que não se...
por Mario Nelson | jun 11, 2019 | Direito do consumidor
A partir do dia 17 de junho, entra em vigor a Lei 13.460/2017 para Municípios com menos de cem mil habitantes. Esta Lei estabeleceu normas básicas para participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela...
por Mario Nelson | jun 11, 2019 | Ensino
A aquisição e atualização de conhecimentos decorre da rápida evolução do convívio humano e se reflete em todos os setores da sociedade; repercute também no aprimoramento técnico e científico das instituições. Não é diferente o que ocorre nas Ouvidorias. Elas pertencem...
por Mario Nelson | maio 12, 2019 | Ensino
O próximo Curso de Capacitação e Certificação de Ouvidoria a ser promovido pela ABO-SC em OMD, prevê uma nova abordagem com o professor Silvio Luzardo. Fim de linha para “Os atributos de uma Ouvidoria” e entram em cena as práticas da “Comunicação Corporativa” tendo...