por Mario Nelson | ago 21, 2018 | Notícias
Quer saber qual a diferença entre Ombudsman Ouvidoria e Call Center? Apesar de semelhantes, os institutos têm importantes distinções. Confira! Ombudsman A figura do Ombudsman foi criada pela Constituição Sueca de 1809. A sua atuação é essencialmente...
por Mario Nelson | ago 2, 2018 | Notícias
É A HORA DA CAPACITAÇÃO “COM” CERTIFICAÇÃO. DEZ MOTIVOS QUE JUSTIFICAM SUA PRESENÇA NESTE CURSO! CURSO DE CAPACITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO EM OUVIDORIA 10 a 12 de dezembro de 2018 Florianópolis – SC CONFORMIDADE. O curso oferecido pela ABO-SC e OMD Soluções para...
por Mario Nelson | jul 26, 2018 | Direito do consumidor
Um cliente de uma loja precisou de uma impressora. O técnico de informática acabara de lhe dizer que seria melhor comprar uma nova. A que estava no conserto não valia a pena o reparo. Por acaso, ao olhar o jornal do dia, percebeu que numa loja onde era cliente antigo,...
por Mario Nelson | jul 26, 2018 | Melhores práticas
Não se aplica aqui, de maneira nenhuma, aquela citação: o Ouvidor fica entre o Mar e o Rochedo no trato das demandas mais “complicadas”. Mas, de toda forma, merece uma análise acurada, pois a expressão popular oferece um ensinamento para o dia a dia do Ouvidor no...
por Mario Nelson | jul 26, 2018 | SAC
Paciência. Muita paciência. Em se tratando de organizações com dimensão nacional, tais como as operadoras de telefonia e as empresas de aviação civil, quando surge a necessidade de resolver uma pendência, o brasileiro já sabe que não terá vida fácil pela frente...
por Mario Nelson | jul 26, 2018 | Notícias
Alguns cientistas políticos atribuem ao ano de 1967, com a Guerra dos Seis Dias, e a Guerra do Yom Kippur, em 1973, no Oriente Médio, o surgimento de uma nova composição geoeconômica com o embargo liderado pela Organização dos Países Produtores de Petróleo – OPEP, que...
por Mario Nelson | jul 23, 2018 | Notícias
Neste mês de julho ocorre uma data relevante. A Associação Brasileira de Ouvidores – Seção Santa Catarina comemora 15 anos da sua criação. Em 2003, o novo século se apresentava aberto às inovações e aprimoramentos, ao atendimento das necessidades da população e ao...
por Mario Nelson | jun 28, 2018 | Notícias
As demandas identificam causas que podem ser evitadas. O Ouvidor não deve de maneira alguma desprezar dados. Uma Ouvidoria se apresenta como atenta e eficaz quando se mantém não só informada, mas também age de forma prospectiva, podendo até se antecipar aos...
por Mario Nelson | jun 28, 2018 | Gestão de ouvidoria
Todo o Ouvidor deve entender que a sua função decorre da necessidade de atender demandas de clientes porque “algo ou alguma coisa” não saiu como o desejado e encontrar soluções. Parte expressiva das demandas ocorre no Atendimento ao Cliente. É onde está o “dodói”....
por Mario Nelson | jun 28, 2018 | Gestão de ouvidoria
O primeiro e mais contundente dos desafios da introdução de uma Ouvidoria Interna é justamente a capacidade de aceitação dos diversos setores e dos colaboradores da organização. Se não houver um projeto prévio que dissemine a sua importância, estabeleça os conceitos e...