por Ítalo | jan 27, 2021 | Canal de denúncia
O tratamento de denúncias é uma atividade altamente relevante no âmbito de qualquer Ouvidoria. Isso se deve à natureza desse tipo de manifestação, que demanda da organização a apuração, muitas vezes, de fatos considerados graves. Tendo isso em vista, os gestores devem...
por Ítalo | dez 8, 2020 | Gestão de ouvidoria
A pandemia do novo coronavírus impôs uma série de desafios ao Ouvidor. Isso porque, ao contrário de um cenário habitual, temos empresas e governos prestando serviços de formas menos convencionais, seja num rearranjo pouco planejado ou até mesmo em processo de migração...
por Ítalo | nov 3, 2020 | Gestão de ouvidoria
Diversas empresas criam planos de ação no fim de algum período, apontando desafios e objetivos para o futuro. Com as Ouvidorias isso não é diferente, pois elas também precisam preparar a apresentação de relatórios estatísticos e gerenciais. E no final do ano, é hora...
por Ítalo | out 6, 2020 | Ensino
Ao longo de 16 anos de existência, a OMD sempre ofereceu soluções para contribuir com a formação e atuação de Ouvidores pelo país. Ao todo, mais de 2.000 pessoas se tornaram aptas para trabalhar em Ouvidorias de empresas de diversos segmentos por meio do aprendizado...
por Ítalo | set 15, 2020 | Gestão de ouvidoria
A pandemia do novo coronavírus impactou a rotina de trabalho de instituições públicas e privadas. Muitas delas precisaram se reinventar com métodos que incluíam a adoção de novas tecnologias e do home-office. Assim, várias instituições adotaram uma gestão remota da...
por Ítalo | ago 18, 2020 | Gestão de ouvidoria
A Ouvidoria é um dos poucos órgãos de uma empresa que tem contato direto tanto com os clientes, quanto com os colaboradores. Isso porque, ela recebe manifestações do público externo e leva todos os questionamentos às áreas responsáveis dentro da instituição. Dessa...
por Ítalo | ago 4, 2020 | Implantação de ouvidoria
Antes de pensar na implantação de Ouvidoria, é preciso entender o que compõe a estrutura desse setor e quais são as suas funções. Por exemplo, você sabe qual a diferença entre Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e Ouvidoria? Muitos gestores não sabem a resposta a...
por Ítalo | jul 28, 2020 | Ouvidoria setor financeiro
Tanto a Ouvidoria financeira, do setor elétrico e da saúde possuem atuação regulamentada, ou seja, regras específicas de funcionamento estabelecidas por normatizações editadas por agências reguladoras. Neste artigo, vamos ver alguns aspectos importantes das normas...
por Ítalo | jul 21, 2020 | Gestão de ouvidoria
À medida que a empresa na qual você trabalha cresce e passa a atender cada vez mais clientes, o número de manifestações na Ouvidoria também tende a aumentar. Essa consequência deve ser analisada por gestores e Ouvidores. Caso contrário, as manifestações podem se...
por Ítalo | jun 29, 2020 | Notícias
Na última quarta-feira (24), a OMD Soluções promoveu mais um encontro online e gratuito. O webinar “Ouvidorias: Superando os Desafios do Trabalho Remoto” trouxe Ouvidores da área pública e privada para relatar experiências e desafios do trabalho à...