por Ítalo | jun 23, 2020 | Direito do consumidor
Pensar nos direitos do cliente ou cidadão é muito importante para qualquer instituição, seja ela pública ou privada. Afinal, o relacionamento entre eles se desenvolve quando os direitos e os deveres de todos são respeitados. O trabalho da Ouvidoria é essencial nesse...
por Ítalo | jun 9, 2020 | Melhores práticas
Mesmo ainda não sendo regulamentada, a profissão de Ouvidor já é bastante requisitada por empresas que atuam em diferentes segmentos do mercado. Órgãos públicos, instituições financeiras, operadoras de saúde suplementar, distribuidoras de energia elétrica, empresas...
por Ítalo | maio 26, 2020 | Canal de denúncia
Para implementar um canal de denúncias na sua empresa, você deve refletir sobre as necessidades e contexto da instituição. É preciso, por exemplo, avaliar a realidade do empreendimento a partir de algumas perguntas, como: A empresa tem ou já teve um programa de...
por Ítalo | maio 19, 2020 | Gestão de ouvidoria
Em qualquer Ouvidoria bem estruturada, é comum que profissionais tenham que coletar dados, enviar relatórios e outras ações que exigem prazos internos bem definidos. O problema é que essas tarefas se tornam muito mais difíceis quando os Ouvidores não conseguem nem...
por Ítalo | abr 22, 2020 | Gestão de ouvidoria
A atividade básica do Ouvidor é justamente atuar na gestão de conflitos na Ouvidoria, na resolução de pendências e articulação de soluções. Afinal, quando trabalhamos em grupo ou com atendimento ao cliente, é inevitável que ocorram alguns impasses e discussões. No...
por Mario Nelson | abr 16, 2020 | Melhores práticas
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe uma lição unânime para a sobrevivência das empresas: focar a atenção para a base atual de clientes, com o objetivo de preservá-la. Uma vez que o cenário futuro aponta para uma maior dificuldade na obtenção de novos...
por Ítalo | abr 7, 2020 | Gestão de ouvidoria
As planilhas eletrônicas sempre foram muito úteis para as Ouvidorias. Porém, se a intenção da sua empresa é profissionalizar o gerenciamento das manifestações, cumprindo os prazos estipulados e direcionando as demandas de forma assertiva, a planilha de Ouvidoria não é...
por Ítalo | mar 30, 2020 | Ouvidoria setor saúde
As Ouvidorias das operadoras de planos de saúde têm até o dia 15 de abril de 2022 para enviar o seu relatório para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Para auxiliar você nesta tarefa, a professora Margareth Monteiro, especialista em Ouvidorias de Saúde...
por Ítalo | mar 17, 2020 | Ensino
É comum vermos profissionais de diferentes áreas trabalhando como Ouvidores. Isso ocorre porque a profissão não é regulamentada e várias pessoas sem qualificação acabam desenvolvendo essa atividade. Mas será que esse é o melhor cenário para as empresas? Na...
por Ítalo | mar 3, 2020 | Gestão de ouvidoria
Instituições financeiras são extremamente cobradas por seus clientes. A Omni Banco & Financeira compreende a importância que o bom atendimento tem para que seus correntistas sanem suas dúvidas e recebam explicações sobre qualquer problema eventual. Hoje, a...