Blog da Ouvidoria
QUANDO O CONSUMIDOR PRECISA RECORRER AO SAC
Paciência. Muita paciência. Em se tratando de organizações com dimensão nacional, tais como as operadoras de telefonia e as empresas de aviação civil, quando surge a necessidade de resolver uma pendência, o brasileiro já sabe que não terá vida fácil pela frente...
A ERA DA INCERTEZA E AS OUVIDORIAS NO BRASIL
Alguns cientistas políticos atribuem ao ano de 1967, com a Guerra dos Seis Dias, e a Guerra do Yom Kippur, em 1973, no Oriente Médio, o surgimento de uma nova composição geoeconômica com o embargo liderado pela Organização dos Países Produtores de Petróleo – OPEP, que...
OS 15 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ABO-SC
Neste mês de julho ocorre uma data relevante. A Associação Brasileira de Ouvidores – Seção Santa Catarina comemora 15 anos da sua criação. Em 2003, o novo século se apresentava aberto às inovações e aprimoramentos, ao atendimento das necessidades da população e ao...
OUVIDORIA. NA BASE DE DADOS, SOLUÇÕES.
As demandas identificam causas que podem ser evitadas. O Ouvidor não deve de maneira alguma desprezar dados. Uma Ouvidoria se apresenta como atenta e eficaz quando se mantém não só informada, mas também age de forma prospectiva, podendo até se antecipar aos...
INDICADORES DE EXCELÊNCIA EM OUVIDORIAS
Todo o Ouvidor deve entender que a sua função decorre da necessidade de atender demandas de clientes porque “algo ou alguma coisa” não saiu como o desejado e encontrar soluções. Parte expressiva das demandas ocorre no Atendimento ao Cliente. É onde está o “dodói”....
OS DESAFIOS DE IMPLANTAR UMA OUVIDORIA INTERNA
O primeiro e mais contundente dos desafios da introdução de uma Ouvidoria Interna é justamente a capacidade de aceitação dos diversos setores e dos colaboradores da organização. Se não houver um projeto prévio que dissemine a sua importância, estabeleça os conceitos e...
Bancos deverão avaliar atendimentos de ouvidorias a partir de julho
Banco Central instituiu norma de padronização do serviço em janeiro; atendimento digital é tendência entre instituições brasileiras As instituições bancárias brasileiras têm até o mês que vem para colocar em funcionamento pesquisas de satisfação entre os...
1° Encontro Regional de Ouvidores/Ombudsman do Setor Privado – Segmento Saúde e Educação
Informações e inscrições: https://abopernambuco.org.br/ E-mail: [email protected] Telefone: (81) 9 9147-4412
MARCO DA CIDADANIA. ENTRA EM VIGOR O CÓDIGO DE DEFESA DO USUÁRIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Mais um passo decisivo na luta pelos direitos do cidadão brasileiro: entra em vigor a Lei Federal 13.460/2017 para União, Estados, Distrito Federal e Municípios com mais de quinhentos mil habitantes. A conquista representa não só um novo instituto da legislação em...
COMUNICAÇÃO É ESSENCIAL NA OUVIDORIA
É necessário que o Ouvidor se atenha pessoalmente e rigorosamente às demandas? Seja um fiel cumpridor de sua tarefa independente da eventual demora da resposta que por vezes se perde na burocracia interna da organização? É melhor confiar na organização do que na...