Blog da Ouvidoria
O Atendimento nas Ouvidorias
O atendimento nas Ouvidorias previne a exacerbação e a desconfiança. Além disso, o atendimento conduzido em tom informal e pautado, com reforço constante de “feedback” provocado, elimina consideravelmente os ruídos que o cidadão possa deduzir por sua conta e risco. Na...
Relatório do Atendimento das Ouvidorias 2019 já está disponível
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o Relatório do Atendimento das Ouvidorias – REA 2019. Ao todo, 1.175 (96,4%) operadoras cumprem a resolução da ANS que determina a criação de ouvidoria e o envio de informações, o REA-Ouvidorias. O REA traz...
A OMD e seu Código de Conduta Ética
O slogan adotado para os Jogos Pan Americanos encerrado este mês no Peru foi de extrema oportunidade: “Jogamos Juntos”. Ao público pode parecer uma competição de superação dos atletas demonstrada pela força de vontade, técnica e determinação. Mas, não é só isso. Todas...
Inovação é debatida para fortalecimento das Ouvidorias
O primeiro painel de debates do 3º Simpósio Nacional de Ouvidorias promovido pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) nesta quinta-feira (22) teve como foco das discussões a inovação das Ouvidorias para ferramenta de efetividade do serviço público. O painel foi...
LGPD e o papel das Ouvidorias
Foi há um ano que o então presidente da República Michel Temer sancionou a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, mais conhecida pela sigla LGPD. Por ora, a lei está em vacância e começará a ser efetivamente aplicada de dia 20 de agosto de 2020. No entanto, muita...
O CÓDIGO DE DEFESA DO USUÁRIO DO SERVIÇO PÚBLICO E AS OUVIDORIAS
O Capítulo IV da Lei 13.460/2017, a partir do Art. 13, estabelece as tarefas determinantes que configuram o trabalho de uma Ouvidoria Pública. Destacamos aqui algumas dessas atribuições que merecem a ênfase por se tratarem de boas práticas que, seguidas com esmero,...
OS CUIDADOS NO TRATO DE DENÚNCIAS
As Ouvidorias são espaços de participação e controle social, com o objetivo de aprimorar a gestão e melhorar os serviços oferecidos. Ela ampliou a segurança em prol do cidadão e proporciona, assim, um mecanismo de grande utilidade no combate à corrupção, especialmente...
O DENUNCIANTE NO SUFOCO
A Ouvidoria Geral da União dispôs para os ouvidores e público em geral, no seu site de apoio e informações, um suporte denominado Casoteca. O caso aqui postado foi retirado desta biblioteca. Foi elaborada uma sinopse sem perder a essência do problema gerado, porque...
Gerenciando suas manifestações!
O SISTEMA OMD É A SOLUÇÃO IDEAL PARA TODA INSTITUIÇÃO QUE POSSUI UMA OUVIDORIA ESTRUTURADA Permite total gerenciamento do trâmite das manifestações pelo ouvidor, fornece subsídios ao gestor para o redirecionamento das ações junto à área responsável pelos assuntos...
Ouvidorias para garantir direitos no cadastro positivo
A regulamentação do cadastro positivo pelo decreto 9.936, publicada no último dia 25, inclui a obrigação de instalação de ouvidorias pelos birôs de crédito responsáveis pela manutenção dos dados dos consumidores considerados bons pagadores. Pelo decreto é definida a...