Blog da Ouvidoria
O Ouvidor e seus dez compromissos
A função do Ouvidor, na sua rotina diária, quer seja Ouvidoria Pública ou Ouvidoria Privada escora-se em duas vertentes: uma previsível e outra inopinada. A sua agenda, portanto, pode sofrer alterações inesperadas caso sua equipe não esteja perfeitamente alinhada com...
A CAPACITAÇÃO DO OUVIDOR: PRESENCIAL OU A DISTÂNCIA?
A chegada do novo século trouxe consigo inúmeras tecnologias que, de certa forma, não só permitiram como propuseram novas maneiras de difusão do conhecimento. Embora o Ensino a Distância – conhecido como EaD fosse utilizado no século passado, utilizando principalmente...
A INSTALAÇÃO DE UMA OUVIDORIA PÚBLICA
Ouvidoria pública é um órgão da administração pública que permite o diálogo entre o cidadão – usuário dos serviços públicos – e o Governo. A ouvidoria apresenta-se como instrumento autêntico da democracia participativa, na medida em que transporta o cidadão comum para...
OMD certifica colaboradores de operadoras de saúde
A OMD Soluções vem promovendo cursos in company de Capacitação e Certificação em Ouvidoria com o objetivo de preparar os integrantes das Ouvidorias de operadoras de saúde para interpretar e aplicar adequadamente as disposições da Resolução ANS nº 323/2013. O curso já...
MANDAMENTOS DE UM OUVIDOR
Aqui estão algumas das diversas ações que um Ouvidor vai desenvolver na sua atividade, inspiradas no Decálogo do Ouvidor elaborado pela Associação Brasileira de Ouvidores – ABO Nacional É claro, não se esgota nestes Dez Mandamentos, pois outros atributos também se...
A Ouvidoria na Mediação de Conflitos
A célebre frase de Alexander Graham Bell (1847-1922) coloca na mesa das reflexões uma constatação muito atual para nós ouvidores: “Uma reunião sem discussão é uma reunião perdida.”. O professor Silvio Luzardo, que é autor de Meu Cliente, Meu Amigo. A Excelência do...
A Diferença entre Ombudsman, Ouvidoria e Call Center
Quer saber qual a diferença entre Ombudsman Ouvidoria e Call Center? Apesar de semelhantes, os institutos têm importantes distinções. Confira! Ombudsman A figura do Ombudsman foi criada pela Constituição Sueca de 1809. A sua atuação é essencialmente...
“QUANDO DEZEMBRO VIER”, OUVIDORES!…
É A HORA DA CAPACITAÇÃO “COM” CERTIFICAÇÃO. DEZ MOTIVOS QUE JUSTIFICAM SUA PRESENÇA NESTE CURSO! CURSO DE CAPACITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO EM OUVIDORIA 10 a 12 de dezembro de 2018 Florianópolis - SC CONFORMIDADE. O curso oferecido pela ABO-SC e OMD Soluções para Ouvidorias...
NEM SEMPRE O CLIENTE É COMPREENDIDO. ENTÃO O DESTINO…
Um cliente de uma loja precisou de uma impressora. O técnico de informática acabara de lhe dizer que seria melhor comprar uma nova. A que estava no conserto não valia a pena o reparo. Por acaso, ao olhar o jornal do dia, percebeu que numa loja onde era cliente antigo,...
PAPEL DO OUVIDOR: MEDIAR OU REPRESENTAR O CLIENTE?
Não se aplica aqui, de maneira nenhuma, aquela citação: o Ouvidor fica entre o Mar e o Rochedo no trato das demandas mais “complicadas”. Mas, de toda forma, merece uma análise acurada, pois a expressão popular oferece um ensinamento para o dia a dia do Ouvidor no...