Ao longo de 16 anos de existência, a OMD sempre ofereceu soluções para contribuir com a formação e atuação de Ouvidores pelo país. Ao todo, mais de 2.000 pessoas se tornaram aptas para trabalhar em Ouvidorias de empresas de diversos segmentos por meio do aprendizado adquirido em nossos cursos.

Com o início da pandemia do coronavírus (COVID-19), os cursos presenciais precisaram ser suspensos e nós percebemos a necessidade de nos adaptar para atender às novas demandas do público.

Assim, resolvemos ampliar nossa oferta de cursos EaD. Agora, além dos que já eram oferecidos, a certificação em Ouvidoria voltada a segmentos específicos também está disponível na modalidade a distância.

Neste artigo, você terá mais informações sobre as capacitações e certificações em Ouvidoria oferecidas pela OMD e como elas podem ajudar Ouvidores a evoluírem em suas carreiras.

 

Vantagens dos cursos online OMD

Além da atuação especializada na área de Ouvidoria, a OMD se destaca pelos seguintes diferenciais:

  • Equipe de ministrantes constituída por especialistas, mestres e doutores em cada tema objeto do curso.
  • Cursos disponíveis a qualquer dia e horário, com flexibilidade de escolha pelos participantes
  • Possibilidade de tutoria com o ministrante de cada tema, para interação e esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo.
  • Realização de cursos online avulsos e também in company, ou seja, turmas fechadas para o atendimento de necessidades específicas de cada organização.

capacitação e certificação em ouvidoria


Importância da certificação em Ouvidoria

Como ainda não há um ensino formal para a profissão de Ouvidor, muitos profissionais que trabalham na área são indicados e aprendem na prática como o setor funciona.

Quem busca qualificação por meio de capacitação ou certificação em Ouvidoria está um passo à frente, pois começa a compreender o que realmente é ser um Ouvidor. Afinal, estudar sobre o assunto contribui para:

  • Entender a rotina de uma Ouvidoria e sua função;
  • Descobrir qual o papel do Ouvidor na empresa e o que deve ser feito interna e externamente;
  • Aprender a transformar o setor em uma peça estratégica para as organizações;
  • Conhecer as normas, leis e regulamentos que regem as relações entre instituição e cliente-cidadão;
  • Obter orientações sobre como elaborar relatórios estatísticos e gerenciais;
  • Fazer com que a empresa melhore os processos, produtos e serviços a partir das manifestações recebidas.

Temos orgulho em afirmar que os cursos da OMD Soluções contribuíram para que vários profissionais evoluíssem em suas carreiras e conseguissem resultados dentro das instituições em que trabalham.

Veja dois depoimentos de pessoas que já concluíram um curso da OMD:

“Através do curso conseguimos entender de fato quem somos e como podemos contribuir de forma eficaz e eficiente na resolução das reclamações do cliente”.

 

– Lívia da Silva Oliveira

“Muito bom, esclarecedor. Recomendo a todos os profissionais da área”.

– Moizes Guanabara de Carvalho


Cursos EaD de Ouvidoria

No site da OMD, oferecemos diversos cursos para que você garanta sua certificação em Ouvidoria, indo desde formações completas até conteúdos focados em temas específicos. Veja alguns abaixo!

ursos de ouvidoria a distância

 

Curso Online de Capacitação e Certificação em Ouvidoria 

O Curso Online de Capacitação e Certificação em Ouvidoria é um curso completo para o desempenho da função de Ouvidor em qualquer segmento de atuação.

Nele, você aprenderá sobre as principais tarefas de um Ouvidor e será preparado para desenvolver habilidades para uma gestão eficaz dessa atividade. Os ensinamentos vão desde melhores práticas em Ouvidoria, ética e mediação de conflitos, até aspectos específicos de legislações que regem as relações entre instituição e cliente-cidadão.

Vale ressaltar, que a certificação obtida com esse curso tem validade de cinco anos, ou seja, para você que já é certificado e deseja se atualizar, nós oferecemos o Curso Online de Recertificação em Ouvidoria.

 

Capacitação e Certificação em Ouvidoria para segmentos específicos

A OMD inovou mais uma vez e agora também certifica profissionais que desejam atuar em setores regulamentados em Ouvidoria. Veja abaixo a relação de cursos online de Ouvidoria oferecidos em cada área:

Bacen Banco Central do Brasil

Curso Online de Capacitação e Certificação em Ouvidoria (BACEN) – Certifica profissionais para atuação em Ouvidorias de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, em conformidade com as exigências da Resolução BACEN nº 4.433/2015.

ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar

Curso Online de Capacitação e Certificação em Ouvidoria (ANS) – Certifica profissionais para atuação em Ouvidorias de planos privados de assistência à saúde, em conformidade com as exigências da Resolução Normativa ANS nº 323/2013.

ANEEL Agência Nacional de Energia Elétrica

Curso Online de Capacitação e Certificação em Ouvidoria (ANEEL) – Certifica profissionais para atuação em Ouvidorias de concessionárias de distribuição de energia elétrica, em conformidade com as exigências da Resolução Normativa ANEEL nº 470/2011.

Anatel Agência Nacional de Telecomunicações

Curso Online de Capacitação e Certificação em Ouvidoria (ANATEL)Certifica profissionais para atuação em Ouvidorias de prestadoras de serviços de telecomunicações, em conformidade com as exigências da Resolução ANATEL nº 717/2019.

Susep Superintendência de Seguros Privados

Curso Online de Capacitação e Certificação em Ouvidoria (SUSEP) – Certifica profissionais para atuação em Ouvidorias das sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e sociedades de capitalização, em conformidade com as exigências da Resolução SUSEP nº 279/2013.

CVM Comissão de Valores Mobiliários

Curso Online de Capacitação e Certificação em Ouvidoria (CVM) – Certifica profissionais para atuação em Ouvidorias no âmbito do mercado de valores mobiliários, em conformidade com as exigências da Instrução Normativa CVM nº 529/2012.

 

Diferença entre Capacitação e Certificação

Essa é uma dúvida muito comum para quem está começando a entrar no universo da Ouvidoria. Afinal, todos os cursos ensinam algo, logo capacitam sobre algum assunto, mas vamos observar a partir de um olhar mais técnico.

Primeiramente, vale ressaltar que a certificação em Ouvidoria é exigida pelos setores regulamentados.

Para tal, a certificação deve compreender conteúdos mínimos como (Ouvidoria, ética e mediação de conflitos e defesa dos consumidores), sendo uma formação fundamental ao profissional.

Assim, no curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria da OMD, há um exame de certificação aplicado ao final do estudo. Ele serve para comprovar que quem fez o curso realmente está apto para trabalhar na função.

cursos EaD de ouvidoria

 

Nele, o aluno precisa ter ao menos 70% de acertos na prova para obter a Certificação em Ouvidoria.

Se o aluno obtiver índice de acertos de 50% a 69%, ele é considerado capacitado, ou seja, receberá a Capacitação em Ouvidoria.

Caso o índice de acertos do aluno seja equivalente ou superior a 49%, ele é considerado ouvinte, sendo fornecido o Atestado de Participação.

Caso o aluno não obtenha a nota mínima de aproveitamento compatível com a Certificação, a OMD oferece ainda a possibilidade de realizar um exame de recuperação.

Já nos cursos de capacitação são ministrados conteúdos específicos para complementar a formação profissional do Ouvidor e não há exame de certificação ao final.

Veja abaixo algumas opções de cursos de capacitação oferecidos pela OMD:

Curso Online de Capacitação em Ouvidoria – Aborda assuntos do cotidiano das Ouvidorias com o objetivo de preparar o Ouvidor e sua equipe para o exercício de suas atividades e para utilização da Ouvidoria como uma verdadeira ferramenta de gestão.

Curso Ouvidoria na Saúde Suplementar (ANS) – Prepara os integrantes das Ouvidorias para interpretar e aplicar adequadamente as disposições da Resolução ANS nº 323/2013 para Ouvidorias de saúde suplementar.

Curso Ouvidoria no Setor Elétrico (ANEEL) – Prepara Ouvidores de concessionárias de distribuição de energia elétrica  para interpretar e aplicar adequadamente as disposições da Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010, que trata das Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica.

 

Cursos online de Ouvidoria sobre mediação de conflitos

Além do curso completo de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, temos opções focadas em competências específicas. É o caso da mediação de conflitos, que possui dois cursos: o Comunicação, mediação e solução de conflitos em Ouvidoria e o Ética e Mediação de Conflitos em Ouvidoria.

mediação de conflitos em ouvidoria

Ambos tratam da mesma temática, mas trazem abordagens diferentes, sendo ministrados por dois professores distintos. A OMD optou por isso porque essas duas abordagens são complementares e ajudam o profissional a se situar na rotina ao enfrentar esse tema tão frequente no dia a dia dos Ouvidores.

O curso Ética e Mediação de Conflitos em Ouvidoria tem uma abordagem mais teórica, onde os conflitos são analisados sob o contexto histórico da ética na evolução humana.

Já o curso Comunicação, mediação e solução de conflitos em Ouvidoria possui uma abordagem mais prática, sendo apresentados métodos alternativos de resolução de conflitos utilizando ferramentas conversacionais (comunicação) pelas Ouvidorias.

Em síntese, os dois cursos são complementares e podem ser feitos na ordem de escolha de cada pessoa.

Aproveite e clique no banner abaixo para conhecer todos os nossos Cursos Online de Ouvidoria!

cursos online de ouvidoria

 

Incentivo à formação de Ouvidores pelo país

A OMD acompanha as mudanças que a pandemia trouxe à rotina de gestores e Ouvidores. Por isso, além dos cursos EaD, oferecemos diversos materiais gratuitos para que você continue aprendendo e evoluindo durante esse período.

Dentre eles, temos uma série de webinars que começou em maio e segue até dezembro de 2020. Além disso, oferecemos soluções por meio do nosso sistema de Ouvidoria.

O Sistema OMD é um software que funciona em nuvem, o que possibilita que o Ouvidor acesse todos os dados da Ouvidoria em qualquer lugar, bastando ter um computador conectado à internet.

Logo, ele é ideal para o home office e ainda apresenta vários benefícios, como a centralização de informações, controle de prazos de resposta e tratamento diferenciado para denúncias anônimas e/ou sigilosas.

Preencha o formulário abaixo e peça uma demonstração gratuita do Sistema OMD!

Gostou desse conteúdo? Sempre falamos sobre assuntos relacionados ao mundo da Ouvidoria aqui no blog e nas nossas redes sociais (Linkedin, Facebook e Instagram).

Mantenha-se atualizado, continue nos acompanhando e saiba das novidades do universo da Ouvidoria em primeira mão!