por Mario Nelson | jun 9, 2017 | Gestão de ouvidoria
A OUVIDORIA é a parte de uma instituição que pretende estabelecer um elo de confiança entre o cidadão e o gestor institucional, sendo um canal para a busca de soluções eficazes para as manifestações apresentadas pela comunidade à instituição, como um meio de se fazer...
por Mario Nelson | abr 21, 2017 | Melhores práticas
A Ouvidoria é fundamental para empresas e instituições públicas ou privadas, no que tange a busca pela excelência no atendimento e serviços prestados ao cidadão/consumidor e dentre suas relevantes funções, tem como meta essencial a implementação de melhorias, uma vez...
por Ítalo | mar 16, 2017 | Eventos
Em 16 de março é comemorado o Dia do Ouvidor, um profissional que zela pelo elo entre o cidadão e a organização. A data é uma homenagem à fundação da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO Nacional) no ano de 1995, sendo posteriormente oficializada por...
por Ítalo | fev 20, 2017 | Ouvidoria setor saúde
O ouvidor que atua na área de saúde suplementar exerce um papel fundamental na busca da solução de problemas e melhorias dos processos, produtos e serviços na organização a qual pertence. Para cumprir uma das funções das ouvidorias, em ajudar as instituições diante de...
por Ítalo | fev 10, 2017 | Ouvidoria setor educação, Ouvidoria setor elétrico, Ouvidoria setor financeiro, Ouvidoria setor saúde
As Ouvidorias regulamentadas seguem uma série de regras para atendimento, classificação e respostas às manifestações dos clientes, porém, nem sempre encontram no mercado empresas especializadas e sistemas que atendam de forma completa todos os requisitos solicitados...
por Ítalo | fev 3, 2017 | Implantação de ouvidoria
A ouvidoria geral do município é uma importante ferramenta de acesso à informação e suporte aos cidadãos, tendo por finalidade, receber, encaminhar e acompanhar reclamações, sugestões, denúncias e elogios, relativos à prestação de serviços públicos. Porém, para que...
por Ítalo | jan 26, 2017 | Ouvidoria setor saúde
O envio do Relatório Estatístico e Analítico (REA) é obrigatório mesmo para as operadoras com menos de 100 mil beneficiários, respeitando a Resolução Normativa (RN) nº 323/2013, que torna obrigatória a constituição de canais de ouvidoria para as operadoras de planos...
por Ítalo | jan 19, 2017 | Ouvidoria setor saúde
Anualmente a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) solicita às ouvidorias das operadoras de planos privados de assistência à saúde, a entrega do REA (Relatório Estatístico e Analítico de atendimento das Ouvidorias). O REA deve conter demonstrações estatísticas...
por Ítalo | jan 13, 2017 | Ouvidoria setor saúde
Possuir dúvidas ou enfrentar problemas com seguros e planos de saúde é estressante para o cidadão, que por muitas vezes, não conhece qual procedimento deve ser seguido dentro das instituições e como pode ter um esclarecimento adequado à sua necessidade. Portanto, é...
por Ítalo | jan 6, 2017 | Ouvidoria setor educação
As instituições de ensino superior encontram na Ouvidoria uma possibilidade de conhecer melhor o seu público interno e externo, mensurando e solucionando problemas que impactam no sucesso da instituição. Dessa forma, é visível a relação da ouvidoria com o marketing...